Osho: Tentar pensar positivo é totalmente inútil, o inconsciente é 9 vezes mais forte

Uma história vem à mente. Um jovem encontra uma velha senhora na rua. A senhora pergunta: “O que aconteceu com seu pai? Ele não vem mais às nossas reuniões semanais da Ciência Cristã, e é o membro mais antigo, quase o fundador da nossa sociedade “. O jovem responde: “Ele está doente e se sente muito fraco”.

A mulher ri e responde: “É apenas o pensamento dele e nada mais. Ele acha que está doente, mas não está. Ele acha que é fraco, mas ele não é. A vida é feita de pensamentos: torne-se o que você pensa! Diga-lhe para lembrar a ideia que ele pregou para nós durante anos. Diga-lhe para ter pensamentos saudáveis, para se considerar forte e vigoroso! ”O jovem conclui:“ Eu lhe direi sua mensagem ”.

Oito, dez dias depois, o jovem novamente encontra a mulher, que lhe pergunta: “O que aconteceu? Você não disse a ele a minha mensagem? Por que ele ainda não vem às reuniões semanais? “E o jovem responde:” Eu disse a ele sua mensagem, madame; mas agora ele pensa que está morto. E não só ele pensa … todos os vizinhos, minha família, até eu mesmo, pensamos que ele está morto. E ele não mora mais com a gente: agora ele mora no cemitério! ”

A técnica do pensamento positivo não é uma técnica que o transforma: limita-se a reprimir os aspectos negativos da sua personalidade. É uma técnica baseada na escolha. Não pode ajudar a consciência: vai contra a consciência. A consciência é sempre sem escolha. Pensar positivo significa simplesmente forçar o negativo a entrar no inconsciente e condicionar a mente consciente com pensamentos positivos. Mas o problema é que o inconsciente é muito mais forte, é nove vezes mais forte que a mente consciente. Então, quando algo se torna inconsciente, torna-se nove vezes mais forte do que era antes. Pode não mais se manifestar da maneira antiga, mas encontra novas formas de expressão.

Assim, a técnica do pensamento positivo é ineficaz, carente de compreensão profunda e continua a lhe dar equívocos sobre si mesmo. O pensamento positivo nasceu de uma seita cristã americana, que levava o nome de “Ciência Cristã”. Para evitar a palavra “cristão” e, portanto, ter mais sobre as pessoas, o rótulo antigo foi abandonado um pouco a pouco, e apenas falava sobre a filosofia do “pensamento positivo”. A Ciência Cristã – esta é a fonte original – apresenta a ideia de que tudo o que acontece com você na vida não é mais do que uma projeção do pensamento. Se você quer ser rico, “pense em riqueza e fique rico”. É através do pensamento de uma forma positiva que se fica rico, que se torna mais rico … que os dólares começam a vir em sua direção.

O pensamento positivo, se você quiser chamá-lo pelo seu nome real, não é nada além da filosofia da hipocrisia. Quando você sente vontade de chorar, é ensinado que você deve cantar. Você pode ter sucesso se tentar, mas essas lágrimas reprimidas sairão em outro momento, em outra situação. Existe um limite para a repressão. E a música que você estava cantando é completamente insignificante: você não a ouviu, não nasceu do seu coração. Nasceu apenas do fato de que essa filosofia diz para sempre escolher o que é positivo.

O pensamento positivo levou a América ao caminho errado: tornou as pessoas hipócritas. Hoje em dia, é a filosofia que, na América, tem maior aderência. Na verdade, nem é uma filosofia: é apenas lixo. Não inclui a psicologia do homem, não está enraizada nas descobertas da psicologia, nem nas mais profundas da meditação. Apenas dá esperança às pessoas, às pessoas que estão perdendo toda a esperança.

FONTE: OSHO – A transmissão da lâmpada – 13 de junho de 1986 – renudo.it

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui