Paralisação de 400 caminhoneiros pressiona Novacap por pagamentos atrasados

Divulgação

Caminhoneiros estão há até cinco meses sem receber por serviços prestados e suspendem atividades no Distrito Federal

Mais de 400 caminhoneiros paralisaram as atividades no Distrito Federal, nesta terça-feira (16/12), em protesto contra a falta de pagamento por serviços prestados à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Segundo a categoria, há valores em atraso desde julho.

A paralisação de caminhões e máquinas afeta diretamente serviços de obras e zeladoria urbana executados pelas administrações regionais. A Novacap é responsável por grande parte da infraestrutura e manutenção da capital federal.

Os caminhoneiros se concentraram em frente à sede da Cooperativa de Caminhoneiros do DF (Coopercam-DF). Ao Metrópoles, o diretor administrativo-financeiro da entidade, Edimar de Souza, afirmou que houve um acordo com a Novacap, mas que o cumprimento ainda dependia de pagamento imediato.

“Os caminhoneiros permanecerão com as atividades suspensas caso não seja efetuado, ainda nesta terça, o pagamento de uma parcela acordada, com a quitação do restante prevista até sexta-feira”, disse Edimar.

De acordo com a cooperativa, seguem em aberto os pagamentos referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. “Os valores de julho, agosto e setembro já deveriam ter sido previstos no caixa da Novacap e repassados, o que não ocorreu”, ressaltou o dirigente.

Edimar afirmou ainda que a paralisação não pode ser classificada como greve. “Eles pararam porque não têm dinheiro nem para colocar diesel nos caminhões”, explicou.

Em nota enviada à reportagem, a Novacap informou que ficou acordado o pagamento à categoria nesta quarta-feira (17/12), mas não esclareceu se o repasse contempla toda a dívida ou apenas a primeira parcela do acordo firmado.

Fontes do Governo do Distrito Federal (GDF) afirmaram que o atraso teria sido provocado por um problema no Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo), utilizado para centralizar a execução orçamentária. Segundo o governo, o contratempo teria gerado um atraso pontual de cinco dias.

#bsbtimes #novacap #caminhoneiros #paralisacao #distritofederal #gdf #obraspublicas #infraestrutura #pagamentosatrasados #servidospúblicos #economiadf #cooperativa #transporte #protesto #crisedegestao

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui