PCB homologa candidatura de Sofia Manzano à Presidência

Candidata promete diminuir jornada de trabalho para 30 horas

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Ouça a matéria:

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) homologou hoje (30) como candidata à Presidência da República nas eleições de 2022 a professora e economista Sofia Manzano. A chapa terá, como vice-presidente, o sindicalista Antônio Alves. Para as eleições majoritárias, o partido optou por não fazer coligações com outras legendas. A cerimônia de homologação foi no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

As propostas do PCB abrangem revogação de “contrarreformas e de toda a legislação neoliberal contrária aos interesses dos trabalhadores, da juventude e da população pobre”, o que inclui a Lei de Responsabilidade Fiscal e do teto dos gastos e a criação de uma Lei de Responsabilidade Social, que garanta recursos para investimento público no desenvolvimento do país e nas áreas sociais.

A reforma tributária defendida pelo partido é “progressiva”, taxando lucros e dividendos, grandes fortunas, heranças e transações financeiras, além de isentar quem ganha até cinco salários mínimos da cobrança do Imposto de Renda. A política defendida pelo PCB é de “recomposição das perdas salariais e valorização do salário mínimo, aliada a uma reforma agrária sob o controle popular e ao combate permanente a todas formas de opressão.

Durante o discurso, Sofia Manzano falou sobre os 100 anos de história do “partidão nas ruas, denunciando as mazelas de um capitalismo que não deu certo por destruir seres humanos e meio ambiente”. Ela defendeu a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução salarial. Abordou também algumas questões polêmicas como a descriminalização das drogas e do aborto.

“Somos a única candidatura que defende a descriminalização das drogas porque a política de guerra às drogas é na verdade uma política de matança e encarceramento da população negra e jovem. E somos a única candidatura que defende a legalização do aborto, porque o aborto em nosso país só é ilegal e criminalizado para a população pobre. Para mulheres ricas ele não é criminalizado, porque é tranquilamente praticado nas estruturas do mais alto luxo da saúde privada”.  Antônio Alves reiterou o compromisso de levar a palavra do PCB a favelas, comunidades, locais de trabalho e de estudo, moradias e aldeias indígenas. “Vamos estar onde o povo está”, disse.

Política DF:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os cinco atletas eleitos para serem homenageados este ano no Hall da Fama da entidade, criado em 2018. Na lista divulgada nesta sexta-feira…

Arrecadação cresce em 2025, mas governador insiste em narrativa baixa na arrecadação Com informações da Globo/DF Auditores fiscais do Distrito Federal contestaram publicamente a versão do governador Ibaneis Rocha (MDB)…

Decisão avança apesar da resistência francesa e escancara divisão interna no bloco europeu O Conselho Europeu ratificou nesta sexta-feira (9/1) o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul,…

A 30ª Delegacia de Polícia prendeu o autor do crime de estupro amplamente divulgado na imprensa, ocorrido na BR 251. O autor estava foragido do sistema prisional desde o “saidão”,…

A 28 dias da abertura da Olímpiada de Inverno, na Itália, a brasileira Nicole Silveira conquistou a medalha de bronze na penúltima etapa da Copa do Mundo de skeleton, em…

Obras começaram no início em janeiro de 2024 e contam com investimentos que chegam a R$ 20 milhões (Fotos: Wesley Costa) Com quase nove décadas de história, o Lyceu de…

Publicações afirmam que a ministra deve declarar inconstitucionais alterações na lei Sites de notícia do Distrito Federal publicaram nessa manhã, que a ministra Cármen Lúcia deverá declarar a inconstitucionalidade das…

Trabalho em condição análoga à escravidão acarretará cassação do cadastro do ICMS A norma também prevê que empresas do DF que façam uso direto ou indireto de trabalho escravo ou…

 Nesta sexta-feira (9), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou a segunda fase da Operação Módulo, voltada ao enfrentamento…

Lista integra primeira etapa do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2026, que reconhece instituições públicas de destaque pela qualidade da assistência, eficiência operacional e compromisso com SUS (Foto: HGG)…


 

Perfil

Sofia Manzano nasceu em 19 de maio de 1971 na cidade de São Paulo. Graduada em ciências econômicas pela PUC/SP, é mestra em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutora em história econômica pela USP. Foi aprovada em primeiro lugar em concurso público para professora do curso de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), motivo pelo qual mudou-se para Vitória da Conquista em 2013.

Desenvolve pesquisas sobre mercado de trabalho e desigualdade social no capitalismo. A militância no PCB teve início durante a campanha presidencial de 1989. Foi também atuante no movimento sindical. Integrou alguns sindicatos de professores, chegando a ser eleita vice-presidente da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo entre 2015 e 2016.

Veja também:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui