A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Seção de Polícia Comunitária (SPCom) da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), iniciou em 2024 o programa PCDF na Escola, com o objetivo de capacitar professores para identificar e prevenir casos de abuso sexual infantil.
Na terça-feira (24), a Escola Classe 40, localizada no Sol Nascente, foi a primeira a receber o treinamento, que contou com a participação de 32 professores.
O PCDF na Escola pretende ainda fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, uma vez que os professores são figuras de confiança para os alunos e podem identificar sinais de abuso de forma precoce.
Durante o treinamento, os educadores aprenderam a identificar os diferentes tipos de abuso sexual, os sinais que as crianças podem apresentar, como denunciar um caso de suspeita e quais os procedimentos a serem adotados pela escola.
Ao longo do segundo semestre, o programa será levado para as cidades de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Planaltina, capacitando um grande número de professores e contribuindo para a proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação