No dia 18/12/2024, duas equipes de policiais da DRCPIM, divisão da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Propriedade Imaterial e a Fraudes – CORF/PCDF, deram cumprimento a mandados de busca e apreensão em dois estabelecimentos comerciais localizados em Águas Claras e Ceilândia.
Após apuração conduzida pela DRCPIM, originada por denúncias dos representantes das marcas, foi verificado que os locais serviam como depósito e ponto de venda de cartuchos e toners de impressoras falsificados, de baixa qualidade, que eram vendidos como se fossem originais. Muitos dos produtos falsificados apresentavam selos falsos dos fabricantes, causando prejuízo ao consumidor.
Durante as diligências, foram localizados no estabelecimento em Ceilândia toners e cartuchos falsificados. A operação, denominada CROMA III (terceira etapa), faz referência à cor e impressão dos produtos. Esta ação integra a política da PCDF de combate à pirataria e aos crimes contra a relação de consumo e a propriedade industrial, com destaque pela quantidade significativa de consumidores lesados, especialmente no final do ano. Há ainda suspeitas de venda para órgãos públicos.
Destaca-se que os cartuchos falsificados podem representar riscos à saúde e à segurança dos consumidores. Após as diligências, os produtos apreendidos foram encaminhados para perícia. As investigações continuam, agora de forma ampliada, com o objetivo de identificar a origem da mercadoria.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação