PCDF deflagra Operação Galexia 2 prende envolvidos em crimes

Na sexta-feira (14), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 11ª DP, deflagrou a Operação Galexia 2. Foram cumpridos, em Samambaia, dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão domiciliar em desfavor de integrantes de uma associação criminosa.

A operação teve a finalidade de desmantelar uma rede criminosa especializada em fraudes eletrônicas. Durante a investigação ficou demonstrado que os investigados angariavam mulheres, em regra, grávidas, ou com criança de colo, para abrirem contas bancárias com documentações falsas em nome de outras pessoas.

As contas abertas eram utilizadas para receberem valores ilícitos. O modus operandi do grupo envolvia a exploração de mulheres em situações vulneráveis, o que torna o crime ainda mais grave e complexo. As mulheres, muitas vezes pressionadas por necessidades financeiras, eram convencidas a participarem do esquema sob falsas promessas de ajuda.

As contas bancárias abertas fraudulentamente serviam como destino para quantias de dinheiro obtidas ilegalmente por meio de diversos tipos de fraudes eletrônicas, como clonagem de cartões, phishing e invasões de contas bancárias.

A rede criminosa se beneficiava da dificuldade de rastrear a origem, o destino final dos fundos e a identificação dos envolvidos. Dois dos autores foram presos e encontram-se à disposição dos órgãos responsáveis pela persecução penal. “As investigações prosseguem com a finalidade de desarticular por completo a associação criminosa para garantir que todos os envolvidos sejam responsabilizados por seus atos”, afirmou o delegado-chefe adjunto da 11ª DP, Eduardo Chamon.

 Durante a ação, os policiais apreenderam 12 cartões bancários, três celulares um veículo e uma máquina de cartão.

Assessoria de Comunicação/DGPC
Nossa missão é investigar!



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui