A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema), identificou e vai indiciar os responsáveis pelo abandono de dez gatos em hospital veterinário localizado em Taguatinga. No dia 14 de novembro, dois indivíduos, de 22 e 18 anos, deixaram três caixas, contendo os animais, na recepção do hospital e fugiram do local.
Os autores foram identificados após diligências realizadas pela equipe da delegacia, que analisou imagens de câmeras de segurança e coletou depoimentos. A investigação comprovou que os animais, incluindo filhotes e gatos adultos, foram abandonados no hospital em flagrante desrespeito à legislação vigente, que considera o abandono como crime de maus-tratos, conforme a Lei nº 9.605/1998. O delito sujeita o autor a uma pena de reclusão de 2 a 5 anos.
Os gatos foram resgatados e encaminhados a um lar temporário, onde receberam cuidados veterinários. Até o momento, seis filhotes foram adotados. Os demais permanecem sob acompanhamento em uma clínica especializada.
A DRCA segue firme no compromisso de combater delitos e reforça que o abandono de animais é crime passível de punição. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da PCDF: telefone 197, WhatsApp (61) 98626-1197 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação!