PCDF participa de operação nacional e apreende menor apontado como líder de grupo que abusava de adolescentes

Nesta quinta-feira (19/12), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Nacional Banhammer. A ação teve o objetivo de combater crimes de ódio e subjugação virtual de adolescentes.

Em razão de levantamentos cibernéticos e requerimento de medida cautelar, as Delegacias da Criança e do Adolescente II (DCA II) e de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) – com o apoio do Instituto de Criminalística (IC) – deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente, considerado líder de um grupo, que foi apreendido em situação de flagrante de ato infracional.

As investigações iniciaram com a atuação (DRCC/PCDF), que contou com a participação da coordenação do Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI/SENASP/MJSP) e o trabalho conjunto das polícias civis de São Paulo, Rondônia, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais.

Estão sendo cumpridos, ao todo, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, dois mandados de apreensão de adolescente infrator e um mandado de prisão em Brasília (DF), Guarapuava (PR), São Paulo (SP), Ruy Barbosa (BA), Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (MG), Santa Maria (RS), Espigão do Oeste (RO), Ipojuca (PE) e Rio de Janeiro (RJ).

A operação teve a finalidade de desarticular grupo da internet que constrangia adolescentes (mediante grave ameaça de morte), em sessões ao vivo, a se automutilarem e praticarem em si atos de cunho sexual (estupros virtuais), além de outros atos de extrema gravidade que colocavam a vida da vítimas em risco.

Durante a ação os agentes constararam planejamentos de ataques a instituições escolares. Através de monitoramento cibernético do grupo, identificaram todos os autores do grupo, dentre eles, maiores e menores de idade.

 Constatou-se que o líder do grupo é um adolescente do Distrito Federal, de 15 anos, residente de Vicente Pires, que dava a maioria dos comandos de violência, tortura física e psicológica às vítimas. Ele foi apreendido na residência. Foram encontrados, na localidade, arquivos de pornografia infantil e de adolescentes automutiladas. Nas lesões, constava gravado o nome do adolescente apreendido. Foram apreendidos, também, computadores e o aparelho celular do investigado.

Na DCA II, o menor infrator confessou os fatos. O canal e servidor da plataforma da internet já foram retirados e extintos. As ações investigativas das Polícias Civis, no combate a esses grupos, terão continuidade e serão intensificadas.

O termo “Banhammer” é frequentemente associado à ideia de banimento em ambientes digitais, como servidores, jogos online ou plataformas de comunicação. A expressão surgiu da combinação de “ban” (proibir, excluir) e “hammer” (martelo), simbolizando uma ação definitiva e implacável.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui