Nos dias 14 e 15 de maio, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) marcou presença no Workshop do Projeto de Busca de Pessoas Desaparecidas, realizado na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento também contou com a participação de autoridades e policiais civis da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), além de membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Representando a PCDF, estiveram presentes o delegado de polícia Laércio Rossetto, coordenador da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa (CHPP/DPE) e responsável pelo acompanhamento do Acordo de Cooperação Técnica nº 32/2023, a delegada de polícia Mariana Borges da Costa Aguiar, diretora da Divisão de Inteligência Policial (DIPO/CI/DGI) e o ponto focal do Alerta Amber no Distrito Federal, o perito médico-legista Samuel Teixeira Gomes Ferreira, diretor do Instituto de Pesquisa e DNA Forense (IPDNA/DPT), e os agentes de polícia Túlio, do Serviço de Proteção à Pessoa (SPP/CHPP), e Ildeu, lotado no Departamento de Polícia Circunscricional (DPC).
Durante o workshop, a PCDF compartilhou suas experiências e metodologias utilizadas na depuração do passivo de casos de desaparecimento e apresentou os resultados já alcançados, além de detalhar o funcionamento do Alerta Amber no DF.
O evento serviu como preparação para a 7ª Reunião das Autoridades Centrais Estaduais e o 2º Encontro Técnico da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, programados para os dias 11, 12 e 13 de junho.
A participação no workshop reforça o compromisso da PCDF em aprimorar suas técnicas e colaborar na construção de políticas eficazes para a busca e localização de pessoas desaparecidas, destacando a importância da cooperação entre diferentes instituições e a comunidade internacional.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação