A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) promove, a partir do dia 12 de março, a exposição “Não é sobre o que vestimos”, uma iniciativa de reflexão e conscientização no mês do Dia Internacional da Mulher. A mostra ficará disponível até o dia 31 de março, nos corredores do Departamento de Polícia Especializada (DPE), das 9h às 18h.
A abertura da exposição acontecerá na quarta-feira (12), às 9h30, durante uma solenidade para autoridades convidadas. Após esse momento, o espaço será aberto ao público externo.
A iniciativa apresenta roupas inspiradas nas utilizadas por mulheres reais, vítimas de crimes contra a dignidade sexual, em casos investigados pela PCDF. O objetivo é desmistificar a ideia equivocada de que a vestimenta da vítima justifica esse tipo de crime, reforçando que a violência sexual decorre de abuso de poder, controle e desrespeito.
De acordo com a Diretora do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Ana Carolina Litran, essa exposição aborda um tema urgente e essencial: a violência sexual contra a mulher. “ ‘Não é sobre o que Vestimos’ nos lembra de um ponto fundamental – nenhuma roupa, atitude ou situação justifica ou desculpa um ato de violência”.
Além de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade do tema, a exposição também busca incentivar denúncias e divulgar os serviços de apoio às vítimas, contribuindo para o rompimento do ciclo de impunidade.
Exposição “Não é sobre o que vestimos”
Data: de 12 a 31 de março
Local: Instalações do Departamento de Polícia Especializada (DPE)
Horário: das 9h às 18h
Venha participar dessa reflexão urgente e necessária!
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação