PEC que define educação como ‘vetor de progresso’ começa a tramitar no Plenário — Senado Notícias


A proposta de emenda à Constituição (PEC) que define a educação como “vetor de progresso do país” cumpriu sua primeira sessão de discussão no Plenário nesta quarta-feira (25). A PEC 137/2019 tem o senador Confúcio Moura (MDB-RO) como primeiro signatário e recebeu voto favorável da relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi aprovada em maio de 2023.

A proposta altera o artigo 205 da Constituição, dando-lhe a seguinte redação: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, é vetor do progresso do país, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Para Confúcio Moura, ao mesmo tempo em que deve ser encarada como um importante direito, a educação também precisa ser vista como um instrumento de progresso. Na visão da senadora Professora Dorinha, a PEC detém potencial para despertar, na sociedade, um compromisso com a realização do ideal de uma educação de qualidade.

Para ser aprovada, uma PEC precisa passar por cinco sessões de discussão em primeiro turno e mais três em segundo turno, além de contar com o apoio mínimo de três quintos da composição de cada Casa (49 senadores e 308 deputados federais).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui