Procuradoria-Geral da República afirma que não há mais razões para manter a plataforma suspensa, mas retorno ainda depende de decisão do STF.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favoravelmente ao desbloqueio da rede social X (antigo Twitter), que está suspensa desde 30 de agosto. O parecer foi assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter enviado o caso para análise da PGR.
Gonet afirmou que as condições que justificaram a suspensão da plataforma não persistem mais. “As insubmissões anteriormente verificadas foram cessadas. A Procurador-Geral da República não vê motivo que impeça o retorno das atividades da empresa”, disse o procurador.
A última exigência imposta por Moraes, o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas, foi cumprida, o que facilita o possível retorno da plataforma. No entanto, o desbloqueio ainda depende de uma decisão de Alexandre de Moraes, que não tem prazo definido para emitir seu veredito.