Planaltina: Liminar da prefeitura gera insatisfação e prejuízos aos passageiros da integração

Um dos ônibus biarticulado da Amazônia Inter para atender a integração no município de Planaltina | Foto: Divulgação

A empresa Amazônia Inter, operadora do transporte semiurbano interestadual, enfrenta críticas e desafios após liminar, da prefeitura e alguns vereadores, suspender serviços de integração que beneficiava os usuários 

A empresa de transporte semiurbano interestadual Amazônia Inter, que atua no município de Planaltina para algumas cidades do DF, há 14 anos, está no centro de uma polêmica. Após a prefeitura do município obter uma liminar para suspender os serviços de integração oferecidos pela companhia, uma decisão, que pegou de surpresa tanto a empresa quanto os usuários, resultou em insatisfação generalizada e trouxe à tona questões sobre a responsabilidade da prefeitura no transporte público municipal.
Histórico da Empresa e Operação em Planaltina
A Origem da Amazônia Inter
A Amazônia Inter, anteriormente conhecida como Expresso Planaltina, passou a operar sob nova administração em dezembro de 2020. Desde então, a empresa tem enfrentado desafios para manter um serviço de qualidade em uma região que carece de transporte municipal eficiente.
Operação de Bairro a Bairro e Impactos nos Custos
A autorização pela ANTT é planejada para operar de rodoviária a rodoviária, a empresa acabou se sensibilizando com os usuários e se estendeu para rotas de bairro a bairro até as rodoviárias de Planaltina-DF, Sobradinho e Plano Piloto, assumindo uma responsabilidade que deveria ser do município. Essa ampliação resultou em quilômetros ociosos e custos adicionais que comprometeram o equilíbrio econômico da empresa.
A Implementação e Suspensão da Integração
A Integração como Solução para Reduzir o Tempo de Viagem
Em 2022, a Amazônia Inter implementou a bilhetagem eletrônica, que permitiu a integração das rotas, reduzindo o tempo de viagem dos usuários em até duas horas diárias. Segundo o proprietário João Marques, a operação foi bem-sucedida, com uma aprovação de 80% a 85% dos passageiros.
A Liminar da Prefeitura e o Impacto na Vida dos Usuários
No entanto, um pedido de liminar emitido ao Ministério Público, feito recentemente pela prefeitura suspendeu esses serviços, obrigando os usuários a retomar as rotas antigas. “Estamos muito tristes com essa situação”, afirmou João Marques em entrevista via WhatsApp. “Essa decisão prejudica diretamente os passageiros, que agora perderão até duas horas por dia em deslocamentos”.
Repercussões e Reações
Insatisfação dos Usuários
A suspensão da integração gerou insatisfação entre os passageiros. Áudios e mensagens de usuários circulam nas redes sociais expressando frustração com o aumento do tempo de viagem. “Levanto às três da manhã e agora vou ter que passar mais uma hora de ida e uma de volta dentro do ônibus. Isso é um retrocesso”, lamentou um passageiro.
Questões Políticas e Críticas à Administração Municipal
João Marques sugere que a liminar pode ter sido motivada por razões políticas. “Parece que há uma insatisfação pessoal por parte do prefeito e dos vereadores que o apoiam. Eles fizeram uma denúncia ao Ministério Público, alegando que não estamos operando bem, o que não condiz com a realidade”, afirmou.
A Responsabilidade pelo Transporte Municipal
O Papel da Prefeitura na Oferta de Transporte
A empresa também destacou que a responsabilidade pelo transporte dentro do município deveria ser da prefeitura, que, segundo informações, “fecha os olhos para as vans irregulares que operam sem segurança”.
Necessidade de Ajustes Tarifários ou Subsídios
Dada a situação financeira delicada causada pela operação não remunerada dentro dos bairros, a Amazônia Inter aponta a necessidade de ajustes tarifários ou subsídios para manter a sustentabilidade do serviço.
A Amazônia Inter continua à disposição para dialogar com a sociedade e buscar soluções que atendam aos interesses dos usuários, enquanto espera um posicionamento oficial sobre a liminar. “Estamos aqui para discutir essas dificuldades e encontrar o melhor caminho para quem realmente precisa do transporte, e não para atender a interesses políticos”, concluiu João Marques.
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