Representantes das regiões de saúde do Distrito Federal apresentaram as ações de preparação e prevenção contra as arboviroses, em especial, a dengue. Durante o encontro, os participantes salientaram a criação de grupos de trabalho e a elaboração de planos de prevenção e controle para cada localidade. Todos puderam ter acesso a documentos, recomendações e ferramentas estratégicas.
Além de acompanhar o progresso dos planos regionais de contingência, o objetivo da reunião, realizada na segunda-feira (16), foi levantar as necessidades de apoio a cada região. Para tanto, os representantes sanaram dúvidas e identificaram carências e possibilidades de auxílio por parte da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Segundo o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Endemias (Amispe), Victor Bertollo, o planejamento de combate a possíveis epidemias de arboviroses requer articulação e preparação nos diferentes níveis da rede. “As reuniões de discussão entre a administração central e as regiões de saúde são fundamentais nesse processo de organização e fortalecimento das ações de prevenção e controle”, avaliou.
Para a servidora Maria Aparecida Gama, o encontro esclareceu as dificuldades de cada superintendência e fortaleceu a união entre as diferentes regiões. “Estamos aqui para realizar uma construção empática com os parceiros. Nos encontramos no período pré-epidêmico, não podemos esperar a chuva cair para nos mobilizar”, reforçou.
*Com informações da Secretaria de Saúde