Plenário aprova celebração de 200 anos da Confederação do Equador — Senado Notícias


O Senado realizará sessão especial para celebrar os 200 anos da Confederação do Equador — movimento revolucionário contra o Brasil Império para implantar uma República federalista. A comemoração ainda não possui data marcada.

Para isso, os senadores aprovaram na quinta-feira (3), em sessão plenária, o requerimento (RQS) 239/2025, da senadora Teresa Leitão (PT-PE). Segundo ela, a proposta decorre do plano de trabalho da comissão temporária interna que coordena as atividades comemorativas dos 200 anos da Confederação do Equador. 

“A celebração representa não apenas o reconhecimento da força de sua representação política, mas também a reafirmação do compromisso do Parlamento com a valorização da história do nosso País e a formação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros” disse Teresa Leitão, que é presidente da comissão. 

História

A Confederação do Equador foi um movimento iniciado em 1824, no Nordeste, contra a monarquia de Dom Pedro I e em defesa da implantação de um regime republicano — em que o chefe de Estado é eleito — e federalista — em que as funções estatais são compartilhadas com governos central e regionais. O movimento eclodiu em 2 de julho de 1824, em Pernambuco, e se espalhou para as províncias vizinhas, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A revolta foi reprimida pelas tropas imperiais, resultando na execução de 31 pessoas entre 1824 e 1825. Entre os condenados, estava Frei Joaquim do Amor Divino, conhecido como Frei Caneca, que se tornou um ícone revolucionário. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui