Plenário aprova Daniella Xavier Cesar para embaixada no Senegal — Senado Notícias


O Plenário do Senado confirmou, nesta terça-feira (10), a indicação da diplomata Daniella Xavier Cesar para chefiar a embaixada do Brasil no Senegal (MSF 33/2024). Ela vai exercer o cargo de maneira cumulativa com a representação brasileira na República da Gâmbia. Foram 45 votos a favor e apenas um contrário, além de uma abstenção.

O nome de Daniella Cesar já havia recebido parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores (CRE) no mês de novembro, quando o relator da indicação foi o senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

Durante a sabatina na CRE, a diplomata destacou os laços históricos e culturais entre o Brasil e os países africanos. Ela também disse esperar que os senegaleses e os gambianos aumentem as compras de tecnologias do agronegócio produzidas no Brasil. Além disso, a diplomata afirmou que a produção de petróleo e gás por Senegal esperada para os próximos anos pode ter impacto na venda de serviços e produtos brasileiros.

Daniella Xavier Cesar já atuou por cerca de seis anos na África, entre 2016 e 2022, quando passou pelas embaixadas do Brasil em Pretória, na África do Sul, e em Dar es Salam, na Tanzânia. Também trabalhou como conselheira na embaixada brasileira em Lisboa, Portugal, entre 2012 e 2016.

Ela é formada em história e tem mestrado em história da política externa. Ingressou na carreira diplomática em 1997 e, desde 2022, integra a Coordenação-Geral de Patrimônio e Acervos do Itamaraty.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui