Plínio Valério defende ampliação de acesso a mamografia no SUS — Senado Notícias


O senador Plínio Valério (PSDB-AM) defendeu, em pronunciamento nesta quarta-feira (26), um projeto de lei de autoria dele que garante a mulheres a partir dos 40 anos o direito à mamografia anual para rastreamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta (PL 499/2025) está em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Segundo o senador, atualmente o Ministério da Saúde indica a realização do exame em mulheres a partir de 50 anos, o que ele considera prejudicial. Essa limitação, afirmou, coloca vidas em risco, e a detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz.

— O que os especialistas dizem? Que dos novos casos surgidos, 25% são detectados em mulheres de 40 a 50 anos. Em outras palavras, caso limitemos a realização de mamografia a idades mais avançadas, condenaremos à morte centenas de mulheres brasileiras mais jovens, que não terão (veja a irresponsabilidade!) direito à detecção precoce da doença — disse. 

Plínio Valério citou o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima 73.610 novos casos anuais da doença no Brasil entre 2023 e 2025. No Amazonas, seu estado, 23 novos diagnósticos são registrados por mês, de acordo o parlamentar. Ele destacou a criação do Centro de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero no Amazonas, financiado com R$ 6 milhões em emendas parlamentares.

— Não é preciso ser um especialista para saber que a mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes mesmo que seja percebida qualquer alteração nas mamas pela mulher ou pelo médico. Trata-se, portanto, de exame essencial, com vista à detecção precoce, ao aumento das chances de sucesso do tratamento e à redução da mortalidade — afirmou.

O senador argumentou que restringir o exame para reduzir custos com atendimento é um erro, pois o tratamento da doença avançada é mais caro. Ele disse ter recebido informações de que o governo pode voltar atrás na decisão, mas defendeu a necessidade de uma lei para garantir o direito ao exame.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui