Na tarde desta sexta-feira, 24, a PMDF, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado, foi acionada para verificar uma denúncia de criação irregular de aves da fauna silvestre na área do Paranoá-DF.
Durante a operação, os policiais apreenderam quinze animais silvestres. Seis desses animais eram mantidos irregularmente em cativeiro, enquanto os outros nove estavam abatidos e preservados em líquido conservante.
Os animais foram encontrados em uma residência na zona rural. O responsável pelo local admitiu que não possuía notas fiscais nem as licenças necessárias do órgão ambiental competente para a criação dos animais.
Diante dessa situação, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela PMDF, registrando os crimes ambientais constatados.
Os animais apreendidos foram encaminhados ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental e posteriormente serão transferidos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde receberão os cuidados adequados e serão realizados os procedimentos legais cabíveis.