Uma data especial dificilmente é passada em branco, e com o Dia dos Namorados não é diferente. No Brasil, ele é comemorado em 12 de junho – mas, ao contrário do caráter religioso seguido por diversos países, inspirados pela história de São Valentim, bispo da Igreja Católica executado após ter se apaixonado, por aqui, a criação da comemoração teve um propósito comercial.
Fonte: Megacurioso – Por: Reinaldo Zaruvini
A ideia veio do publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, visando melhorar o resultado das vendas na capital do estado nesse mês. Considerado fraco e marcado pelo desaquecimento do comércio, o período carecia de algo próprio que levasse consumidores às lojas para presentear alguém querido.
Dia dos Namorados surgiu no Brasil em 1948.
Então, em 1948, à frente da agência Standart Propaganda e contratado pela loja Exposição Clipper, Dória teve a missão de criar uma campanha única. Decidiu utilizar o dia 12 por ser a véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido por sua fama de casamenteiro, e apresentou o que seria o primeiro anúncio de Dia dos Namorados tupiniquim.
“Não é só com beijos que se prova o amor!”
Claro que a data pegou – afinal, é comemorada até hoje. Apenas no ano seguinte é que ela se espalhou por outras regiões, chegando a se tornar um costume nacional. Seus slogans iniciais diziam que “Não é só com beijos que se prova o amor!”, além de “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, sendo considerada a melhor ação do ano pela Associação Paulista de Propaganda.
O sucesso com o passar dos anos se tornou tão grande que a média do faturamento do dia romântico já chega perto de R$ 1,5 bilhão atualmente, ficando apenas atrás do Natal e do Dia das Mães. Infelizmente, devido à pandemia, muita coisa vai ser diferente neste ano e fica difícil saber o que dar no Dia dos Namorados.
Uma pesquisa de intenção de consumo para a datas, realizada no Mato Grosso do Sul, por exemplo, aponta que sejam movimentados R$ 100,61 milhões na economia local, sendo R$ 72,62 milhões com presentes e R$ 27,99 milhões com comemorações – uma queda de 43% na comparação com 2019. Por outro lado, compras pela internet serão o grande diferencial de 2020.
Ação comercial se tornou data de comemoração nacional.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os consumidores compraram 30% mais na internet em abril na comparação com março, sendo que ao menos 4 milhões de novos consumidores se renderam ao e-commerce. Logo, gigantes do comércio estão voltando todas as suas atenções para aprimorar a experiência virtual do cliente, além, é claro, dos empreendedores menores: a entidade estima que 80 mil novas lojas online tenham sido lançadas desde março.
O que comprar no Dia dos Namorados?
E você, como vai comemorar? Estar longe fisicamente não significa estar ausente. Então, se não souber o que dar no Dia dos Namorados para a pessoa amada, pegue o endereço completo dela, escolha sua loja favorita e dê uma chance à internet. Não deixe de expressar seu afeto ao mesmo tempo em que todos se cuidam.
Aí, depois é só pegar o celular para fazer uma videochamada e demonstrar o seu carinho com a criatividade que só vocês são capazes de demonstrar um pelo outro. Feliz Dia dos Namorados!
BSB TIMES