A governadora em exercício do DF, Celina Leão, participou da cerimônia de abertura da premiação
Em uma noite marcada pelo reconhecimento e incentivo à ciência e à inovação, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) promoveu, na quarta-feira (13), a terceira edição do Prêmio FAPDF de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que reuniu mais de 350 convidados no Clube de Engenharia de Brasília, celebrou os destaques científicos e tecnológicos do Distrito Federal, reafirmando a missão da FAPDF, que neste mês de novembro comemora 32 anos.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão, esteve presente ao lado do presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, e de diversas autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), reforçando o prestígio da premiação e a importância do fomento à pesquisa e à inovação. “Sabemos o trabalho que a FAPDF tem feito no segmento da tecnologia e é importante destacar o papel desse órgão público para a promoção da inovação na capital”, destacou Celina.
Com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, com valores entre 2 mil e 12 mil reais, a edição 2024 do Prêmio contemplou 39 finalistas, em áreas que reconhecem o trabalho de pesquisadores experientes e até estudantes do Ensino Médio.
“Foi uma imensa alegria participar do 3º Prêmio FAPDF, uma oportunidade que representa para mim um marco importante na trajetória de contribuição para a pesquisa no Distrito Federal. Fico muito feliz por ter agregado ao desenvolvimento do conhecimento na medicina veterinária, para a formação dos futuros profissionais que terão o papel fundamental de cuidar da saúde dos nossos animais. Este reconhecimento reforça o compromisso com a pesquisa científica e a melhoria contínua da saúde animal e coletiva”, disse Luiza Sousa da Silva, Bolsista de Iniciação Científica, premiada com o valor de 3 mil reais pelo projeto: “Avaliação do treinamento cirúrgico em cadáveres preservados com solução de cloreto de sódio a 30%.”4
“É muito difícil expressar em palavras a minha gratidão com a FAPDF e todo o seu apoio em toda a minha pesquisa. Este prêmio foi a concretização de um sonho e de muitos meses de trabalho e é muito maravilhoso poder ser reconhecida e gratificada por essa agência tão grande no Distrito Federal e no nosso país”, disse Luísa Schuh Vargas, Bolsista de Iniciação, premiada com o valor de R$ 3 mil reais pelo projeto: Novos ativos para inflamações cutâneas: Desenvolvimento de novo ingrediente de curcumina como nova alternativa terapêutica anti-inflamatória.
Entre as oito categorias prestigiadas, estão a de Pesquisador Inovador, voltada para doutores que geraram impacto no setor produtivo ou público; a de Pesquisador Destaque; Estudante Destaque, para alunos do Ensino Médio; Startup Inovadora, tanto aceleradas quanto em fases iniciais; além de servidores que criaram soluções GovTech em órgãos públicos. Além disso, foram reconhecidos também Bolsistas de Iniciação Científica e Profissionais de Comunicação que contribuíram para a popularização da ciência no Distrito Federal. A última premiação da noite foi a da categoria Servidor Destaque, dada à servidora efetiva Camila da Costa, da Gerência de Tesouraria (GETES) da Diretoria de Orçamento, Contabilidade e Finanças (DIOCF), pelo seu compromisso e entregas à FAPDF neste ano.
“Eu pensei em desistir de concorrer a este prêmio, mas fui estimulada por colegas de trabalho que me incentivaram a acreditar no potencial do meu projeto”, declarou emocionada Valéria Menezes de Oliveira, servidora efetiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que venceu na categoria “Iniciativa GovTech” com o projeto SISCARGOS – Sistema de análise de acumulação de cargos.
O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, enfatizou a relevância do prêmio como um reconhecimento ao esforço incansável dos profissionais que dedicam suas carreiras à inovação e ao conhecimento científico. “Esta noite é para celebrar cada pesquisador, estudante e profissional que contribui para fazer do DF um polo de inovação. O papel da FAPDF é construir pontes entre governo, academia e setor produtivo, sempre com foco em gerar impacto positivo para nossa sociedade.
Outro destaque da noite foi o lançamento do volume 3 do periódico “Diálogo Científico”, que reúne 50 projetos de pesquisas fomentados pela Fundação. A publicação reafirma o compromisso da Fundação em construir a memória científica do Distrito Federal.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, também prestaram homenagens ao trabalho da FAPDF, ressaltando a importância da união entre governo e pesquisa. “Não sei se vocês sabem, mas muitos investimentos da Fundação são para projetos de Educação, em parceria com a nossa secretaria”, pontuou Hélvia sobre o reconhecimento do trabalho da FAPDF em prol de uma educação de qualidade com uso da tecnologia em sala de aula. Leonardo Reisman destacou a visão estratégica da Fundação sob a liderança de Marco Antônio Costa Júnior, afirmando que a FAPDF “atende plenamente ao conceito de tríplice hélice ao unir governo, academia e empreendedores”.
“A noite da premiação foi excelente, tudo foi organizado e feito de forma pontual. Ter o trabalho reconhecido e premiado pela FAPDF tem sido motivo de orgulho para mim. É bom saber que temos o apoio e incentivo de uma instituição respeitada”, disse Victória Marques de Sousa, Bolsista de Iniciação Científica, premiada na subcategoria “Ciências Humanas”, com 3 mil reais, troféu e certificado pelo “Estudo da implementação do BIBFRAME em registros bibliográficos”.
Após a premiação, um jantar especial foi servido para todos os convidados.
Outro ponto alto da noite foi uma animada apresentação de dança liderada por funcionários e colaboradores da Fundação, que transformaram a pista em um vibrante Baile Charme. Entre passos ritmados e coreografados, eles ensinaram os convidados a dançar, refletindo o espírito de criatividade e alegria que a FAPDF cultiva. A noite terminou com aplausos, celebrando o poder transformador da ciência, da tecnologia e, claro, da união de todos que constroem este legado.
Texto: Daniela Uejo
Fotos: Marck Castro