Presidente da CE, Flávio Arns lamenta morte do escritor Dalton Trevisan — Senado Notícias


O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (PSB-PR), lamentou nesta terça-feira (10), ao abrir a reunião da comissão, a morte do escritor paranaense Dalton Trevisan, conhecido como “O Vampiro de Curitiba”. Trevisan morreu na segunda-feira (9), aos 99 anos. A causa da morte não foi revelada.

Arns destacou que o escritor foi um dos maiores contistas brasileiros, vencedor dos prêmios Jabuti e Camões, os mais importantes para autores em língua portuguesa.

— (Trevisan) retratou de forma única o cotidiano e os dramas humanos da cidade em que nasceu viveu e morreu. Uma personalidade que marcou a literatura brasileira, seja por sua obra admirada e premiada no Brasil e no mundo, ou por seu estilo de vida incluso e até mesmo misterioso. Dalton pertence a Curitiba assim como os personagens apresentados de forma impactante irônica e precisa em sua escrita — afirmou o senador.

A homenagem foi reforçada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), que lamentou a perda para a literatura.

— Era uma visão muito própria do cotidiano. Soube inclusive que ele deixou algumas recomendações para o momento de agora, o pós-morte, dentro daquele espírito bastante revolucionário com o qual sempre pautou a sua vida e os seus escritos.

Dalton Trevisan começou a carreira literária com a novela “Sonata ao Luar”, em 1945, e ganhou destaque nacional com “Novelas nada Exemplares”, em 1959. Seu apelido, O Vampiro de Curitiba, refere-se a um livro que publicou no ano de 1965, combinado ao fato de ter sido avesso a fotografias e dificilmente dar entrevistas ou receber visitas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui