Presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento na CPMI do INSS

Carlos Roberto Ferreira Lopes foi acusado de mentir à comissão; fiança garantiu liberdade após detenção

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante nesta terça-feira (30) durante depoimento à CPMI do INSS. A ordem partiu do senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, que acusou Lopes de mentir em seu testemunho.

Lopes foi liberado após pagar fiança. Na oitiva, ele negou envolvimento no esquema de fraudes bilionário investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, além de rejeitar acusações sobre movimentações financeiras incompatíveis com seu patrimônio.

A Conafer é uma das entidades que mais ampliaram descontos em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024, passando de R$ 400 mil para R$ 277 milhões. Segundo relatório da PF, os aposentados chegaram a ter valores descontados acima do autorizado, além de casos de uso de nomes de pessoas já falecidas em adesões.

Confrontado sobre fichas com assinaturas de mortos, Lopes ironizou, perguntando se “é padrão do INSS ter defunto recebendo benefício”. A CPMI segue apurando o caso, que expôs um dos maiores esquemas de fraudes associativas no sistema previdenciário recente.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui