Belarus Pronta para Utilizar Armas Nucleares em Resposta a Agressões, Afirma Presidente Lukashenko
Por Rogério Cirino
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, declarou na quinta-feira (17) que o país estaria disposto a empregar armas nucleares fornecidas pela Rússia em caso de uma agressão estrangeira. A declaração ocorre em meio às crescentes tensões nas fronteiras de Belarus com nações pertencentes à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e evidencia a postura do país perante a possibilidade de um conflito armado.
Pontos-chave da declaração de Lukashenko e do contexto:
- Lukashenko afirmou que Belarus utilizaria armas nucleares como resposta a uma agressão estrangeira, notadamente se provocada por nações vizinhas da Otan, como Polônia, Lituânia e Letônia.
- Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, mencionou que ogivas nucleares russas teriam sido entregues a Belarus para fins de “dissuasão”.
- Belarus desempenhou um papel importante na guerra da Rússia na Ucrânia, servindo como plataforma de lançamento para a invasão russa no início de 2022.
- A declaração de Lukashenko deixa claro que, embora Belarus não busque iniciar um conflito, o país está disposto a responder com força se for alvo de agressão.
Apesar das afirmações, não há confirmações públicas sobre o transporte de armas nucleares russas para Belarus. Autoridades ocidentais, incluindo altos funcionários da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA), têm observado a postura assertiva de Belarus enquanto monitoram a situação.
Lukashenko ressalta que a posse de armas nucleares táticas serve como fator de dissuasão e que seriam empregadas imediatamente caso a nação enfrentasse uma agressão. A afirmação do presidente bielorrusso reflete a complexa dinâmica geopolítica da região e as consequências potenciais de um cenário de conflito.
Veja também:
Mensagens mostram que familiares de uma liderança do PCC tentaram falar com ministro do STF, mas não obtiveram êxito na empreitada criminosa FONTE: METROPOLES Fundada há mais de três décadas…
Relação do país com os EUA influenciou teor da campanha eleitoral deste ano FONTE: CNN BRASIL Os canadenses vão às urnas nesta segunda-feira (28) para votar em uma eleição ofuscada…
Felino deve ser transferido após reversão do grave estado de saúde FONTE: CNN BRASIL Após a recuperação, o animal não deve voltar à região de mata em que foi capturada…
Escolha do pontífice demorou tanto que levou a morte de cardeais no processo FONTE: CNN BRASIL A votação, que geralmente acontece dias após a morte ou renúncia de um papa,…
Deputado não descarta candidatura a governador em 2026, mas cúpula do partido considera pequena a possibilidade FONTE: CNN BRASIL O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, disse à…
No ano passado, as duas legendas somaram R$ 954 milhões em recursos voltados ao financiamento de campanha FONTE: METROPOLES Em negociações avançadas, a federação entre PP e União Brasil já…
Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois…
Tendo o campeão paralímpico de natação Gabriel Araújo como grande destaque, o Brasil encerrou a participação na etapa de Indianápolis (Estados Unidos) do World Series (um circuito internacional da modalidade…
A jovem surfista brasileira Luana Silva fez história na madrugada deste domingo (27) ao garantir o vice-campeonato da etapa de Bells Beach, Austrália, do Circuito Mundial de Surfe. Esta foi…
A Ferroviária garantiu a permanência na liderança da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino após derrotar o Palmeiras por 2 a 1, na noite do último sábado (26)…