Presidente de Belarus afirma que usaria armas nucleares em caso de agressão

Belarus Pronta para Utilizar Armas Nucleares em Resposta a Agressões, Afirma Presidente Lukashenko

Por Rogério Cirino
O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, declarou na quinta-feira (17) que o país estaria disposto a empregar armas nucleares fornecidas pela Rússia em caso de uma agressão estrangeira. A declaração ocorre em meio às crescentes tensões nas fronteiras de Belarus com nações pertencentes à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e evidencia a postura do país perante a possibilidade de um conflito armado.

Pontos-chave da declaração de Lukashenko e do contexto:

  • Lukashenko afirmou que Belarus utilizaria armas nucleares como resposta a uma agressão estrangeira, notadamente se provocada por nações vizinhas da Otan, como Polônia, Lituânia e Letônia.
  • Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin, mencionou que ogivas nucleares russas teriam sido entregues a Belarus para fins de “dissuasão”.
  • Belarus desempenhou um papel importante na guerra da Rússia na Ucrânia, servindo como plataforma de lançamento para a invasão russa no início de 2022.
  • A declaração de Lukashenko deixa claro que, embora Belarus não busque iniciar um conflito, o país está disposto a responder com força se for alvo de agressão.

Apesar das afirmações, não há confirmações públicas sobre o transporte de armas nucleares russas para Belarus. Autoridades ocidentais, incluindo altos funcionários da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA (DIA), têm observado a postura assertiva de Belarus enquanto monitoram a situação.

Lukashenko ressalta que a posse de armas nucleares táticas serve como fator de dissuasão e que seriam empregadas imediatamente caso a nação enfrentasse uma agressão. A afirmação do presidente bielorrusso reflete a complexa dinâmica geopolítica da região e as consequências potenciais de um cenário de conflito.

Veja também:

Férias escolares são sinônimo de brincadeiras, de dormir até mais tarde e de passar mais tempo com a família. A distância das salas de aula também reflete no aumento dos…

Chegou ao fim a participação da seleção brasileira na Copa América de 2024. Na madrugada deste domingo (7), o Brasil empatou com o Uruguai por 0 a 0, em Las…

As obras de reparo dos elevadores dos prédios Minas e Gerais da Cidade Administrativa, conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), serão iniciadas neste mês de julho. Todos…

Na próxima segunda-feira (8), o Planetário de Brasília abrirá as inscrições para a colônia de férias. Os interessados devem procurar a bilheteria do espaço com um documento da pessoa responsável…

A madrugada do domingo (7) foi de festa para o boxe brasileiro. O baiano Robson Conceição derrotou o norte-americano O’Shaquie Foster, em Newark, nos Estados Unidos, e se tornou campeão…

Após mais de dois meses de discussões, o projeto de lei complementar de cerca de 600 páginas que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo recebeu as primeiras mudanças na…

Você sabia que Brasília abriga um museu do piano? A Casa do Piano fica localizada no Núcleo Rural Córrego da Onça, próximo ao Catetinho, e permite aos visitantes explorar os…

A diminuição dos gastos públicos entrou no centro do debate político e econômico nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já anunciou a necessidade de cortes nas despesas…

Palco de diferentes manifestações culturais, o Eixão do Lazer recebe, neste domingo (7), a 4ª Feira Capital Cult. O evento promove a união de diversas formas de entretenimento, com uma…

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8). De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a mudança vai abranger inicialmente as…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui