A honraria foi concedida em razão dos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Fauzi Nacfur Júnior, foi agraciado nesta quinta-feira (3) com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia, proposta pelo deputado Daniel de Castro, ocorreu no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O dispositivo de honra foi composto pelo Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim; pelo procurador do Metrô-DF, Severino Cajazeiras; pelos deputados Daniel de Castro e Pepa; pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves; pelo Secretário de Estado de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro Silveira; e, pelo Secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires.
Em sua fala, além do reconhecimento ao trabalho prestado à população de Brasília, Fauzi falou sobre sua história, trajetória de vida até chegar ao funcionalismo público e ao carinho pelo DER. Toda a cerimônia foi acompanhada por familiares, amigos e servidores públicos, que fizeram questão de privilegiá-lo.
“Agradeço a todos a honra de estar aqui, mas quero dizer que este título não é do Fauzi, mas sim de todo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal e da minha família, que me ajuda a absorver os dias difíceis e comemorar os dias de alegria como é o caso de hoje”.
O deputado Daniel de Castro felicitou Nacfur pela trajetória vencedora que o levou a merecer a honraria. “Fauzi tem capacidade técnica, liderança e de articulação política que faz com que o DER-DF tenha reconhecimento nacional. Seu legado de grandes realizações no Departamento impacta na qualidade de vida dos moradores do DF”, disse.
Presente à cerimônia, a mãe de Fauzi, Ramiza Skaf, não escondeu a emoção de ver o filho receber o título de Cidadão Honorário. Para ela, a homenagem é o resultado de muita dedicação, esforço e respeito ao próximo.
“Ele é um filho excelente! Sempre foi muito tranquilo, esforçado e respeitoso com as pessoas. Eu estou muito feliz por ver que meu filho é tão querido por todos, pois ele merece”, comemorou a matriarca.
Entre outros familiares, estiveram presentes a mulher, Rosimeri, e o filho João Vitor. O pai do homenageado, Fauzi Nacfur, e o tio Davi Skaf, que o inspirou a seguir a engenharia civil, enviaram depoimentos em vídeo, que foram exibidos durante a sessão.
Breve histórico
Nascido em Anápolis, Goiás, no dia 11 de fevereiro de 1966. Filho de Fauzi Nacfur e Ramiza Skaf, Fauzi tem como irmãos: Fábio, Fernando, Michel, Renata e Cláudia.
Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Possui Especialização em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito pela Universidade Católica de Brasília. Em 1987, conheceu Rosimeri em Viçosa. Em 1993, casaram-se e da união do casal surgiram os dois filhos: João Vitor e Gabriel.
Fauzi é servidor público desde 1991, ano em que ingressou na Companhia Urbanizadora da Nova Capital, como engenheiro civil. Na Novacap, atuou como Diretor de Urbanização. Fauzi está no Departamento de Estradas de Rodagem do DF há 30 anos.
Durante todo esse período, se orgulha por ter tido a oportunidade de participar da concepção e construção de importantes obras de infraestrutura rodoviária, necessárias para garantir à população uma maior qualidade de vida e a mobilidade sustentável. Fauzi é apaixonado pelo DER-DF, está como presidente há 3 gestões, sendo a 1ª, no período de 2011 a 2014, a 2ª, entre 2019 e 2022, e na atual gestão, desde 2023.
Além de competente, Fauzi é também agregador e um líder nato. Por esse motivo, coleciona amigos e admiradores por onde passa. Fauzi não esconde seu amor por Brasília. E é, por isso, que sai de casa todos os dias com muita energia e disposição para fazer a diferença na vida das pessoas e da nossa cidade. É respeitado, inspira confiança e é admirado pelos seus pares. Fauzi está como presidente da ABDER, para o biênio 2023 – 2025.