O presidente das Filipinas, Ferdinand Romualdez Marcos, disse em discurso que a relação entre as Filipinas e a China “não mudou nas questões fundamentais”, prometendo mais esforços para fortalecer esses laços.
“De forma alguma nos afastamos da China”, disse Marcos após uma cerimônia de premiação de seis pessoas que contribuíram para promover os laços entre as Filipinas e a China, incluindo o ex-presidente filipino Rodrigo Duterte.
As relações bilaterais foram uma “bênção” para a economia das Filipinas nos últimos anos, com a China continuando como o principal parceiro comercial do país do Sudeste Asiático, disse Marcos.
“Os números dizem tudo”, acrescentou ele, destacando a necessidade de preservar “a relação especial e o espírito de afinidade” que os dois países nutrem.
“Continuamos fortalecendo a amizade, o relacionamento e a parceria que temos com a China”, disse ele um dia antes do 48º aniversário das relações diplomáticas entre Filipinas e China.
“Faremos esforços para que essas relações fiquem ainda mais abrangentes, estratégicas, sempre com o objetivo de promover os principais interesses de nossas nações e nossos povos”, acrescentou ele.
Marcos também destacou que a boa comunicação é a chave para um bom relacionamento. “Como princípio orientador, sempre buscaremos um diálogo e uma abordagem amigáveis para nossa tomada de decisões e resolução de problemas”.
O Hall da Fama do Prêmio para a Promoção do Entendimento Filipinas-China (APPCU, na sigla em inglês) em 2023 indicou o ex-presidente filipino Duterte por “incentivar harmonia e encorajar a colaboração” entre os dois países.
Carlos Chan, magnata dos negócios sino-filipino e ex-enviado especial do presidente para a China, também foi nomeado o prêmio do Hall da Fama da APPCU deste ano.
O prêmio, lançado em 2021, é uma iniciativa entre a Embaixada da China e a Associação para o Entendimento Filipinas-China (APCU, na sigla em inglês), um think tank local, com objetivo de fortalecer as relações entre os dois países e aumentar a conscientização e reavaliação das raízes e dos laços sino-filipinos.
Marcos disse que a cerimônia de premiação é uma ocasião para homenagear pessoas por suas principais conquistas e “uma oportunidade para reconhecer os esforços coletivos como nação para incentivar e fortalecer o relacionamento saudável tão próspero ao longo dos anos”.
“Continuaremos trabalhando por novos capítulos emocionantes em nossas respectivas nações, em que a paz e o progresso mútuos sejam o foco da história que vamos trilhar juntos como amigos, parceiros e vizinhos”, disse Marcos.
O embaixador da China nas Filipinas, Huang Xilian, disse que ambos os países devem estreitar ainda mais a cooperação em vários campos, priorizando as quatro áreas principais de agricultura, infraestrutura, energia e intercâmbios pessoais.
“Manter o respeito e a confiança mútuos, valorizar a boa vizinhança e a amizade, manter a direção do entendimento mútuo e da acomodação mútua na resolução de diferenças são os princípios fundamentais de nossas relações bilaterais”, disse Huang.
Por Xinhua, Diplomacia Business