Programa GerAção Enem promove aulão para alunos da rede pública


Para auxiliar na reta final de preparações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu nesta quinta-feira (17) a primeira edição do evento GerAção Enem. A iniciativa da Diretoria de Ensino Médio (Diem) visa dar suporte qualificado aos alunos na preparação para as provas do Enem. A série de palestras realizadas no auditório da Câmara Legislativa do DF (CLDF) orientou quanto ao formato da avaliação, resolução de questões e redação.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, falou sobre a importância desse momento final de preparação. “Vocês estão prestes a dar um passo fundamental para a realização dos seus sonhos. A reta final dos estudos pode ser desafiadora, mas é importante continuar. Acreditem no potencial de vocês”, estimulou Hélvia, que já atuou também como professora.

Auditório da CLDF ficou lotado de alunos da rede pública para participação no evento GerAção Enem | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Hélvia esteve presente na abertura do evento e disse ainda palavras de motivação para os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior. “Cada um de vocês é capaz de alcançar grandes coisas. Lembrem-se, o Enem não é apenas um exame, é a oportunidade de mostrarem sua capacidade de resolver problemas. Estudem com dedicação, acreditem em vocês e sigam em frente, o futuro pertence a vocês”, finalizou a secretária.

O encontro contou com a participação de quatro professores da rede pública de ensino. Ney Vieira abordou a Teoria de Resposta ao Item (TRI), algoritmo de correção do Enem. A professora Flávia Pereira discorreu sobre a interpretação de texto nas provas do exame. O professor Frederico Torres demonstrou os impactos da TRI nas provas de matemática.

Finalizando a série de palestras, a professora Tatiana Brasileiro tratou das cinco competências da redação do Enem, com foco na competência 5, que avalia a proposta de intervenção que os estudantes escrevem. O encontro contou ainda com a participação da equipe da Diretoria da Qualidade de Vida da SEEDF, que desenvolveu atividades de ativação corporal.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente na abertura do evento e fez um discurso para motivar os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior

Regionais convidadas

Estudantes de todas as 14 coordenações regionais de ensino do DF foram convidados para o evento GerAção Enem. Participaram os Centros de Ensino Médio (CEM) 02 de Brazlândia, 12 de Ceilândia, 03 do Gama, 01 do Riacho Fundo, 01 de Planaltina, 123 de Samambaia, 404 de Santa Maria, 02 de Sobradinho e 03 de Taguatinga. E também os Centros Educacionais (CED) 04 do Guará, 02 do Paranoá, Gisno do Plano Piloto, 308 do Recanto das Emas, e São Francisco de São Sebastião.

“O GerAção Enem é uma ferramenta poderosa para os estudantes que buscam maximizar suas chances de sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio. Revisar o que já estudou, tirar dúvidas e ganhar confiança para encarar o exame”, comentou a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga.

Apoio aos vestibulandos

Os 30 estudantes do CEM 03 de Taguatinga que participaram do evento GeraAção Enem foram acompanhados pela professora Regina Cotrim, coordenadora do Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave), projeto da escola. “Os estudantes que vieram hoje são acompanhados desde 2022. A maioria deles vai fazer o Enem, mas também o PAS e o vestibular. Estou esperançosa de que iremos comemorar muitas aprovações “, celebrou a professora.

Lisia Cirqueira, aluna do CEM 03 de Taguatinga, pretende cursar direito na UnB

“É uma alegria enorme ver esse auditório da CLDF lotado, com jovens de diferentes regionais das escolas públicas do DF. Existem mais de 10 mil vagas nas instituições públicas de ensino superior no DF e metade delas é para nossos estudantes. Temos professores e estudantes maravilhosos na rede e precisamos de todo apoio possível”, complementou Regina.

A aluna Lisia Cirqueira, 18 anos, do CEM 03 de Taguatinga, falou como se sente na reta final de preparação para as provas. “Sinto que passar no Enem trará uma oportunidade melhor de vida. Penso em fazer direito na Universidade de Brasília (UnB). Na minha família não temos nenhum advogado, pois nenhum conseguiu até hoje, e quero ser a primeira a passar nesse curso”, contou, entusiasmada.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui