Projeto do GDF leva 150 idosos para sessão de cinema no Capital Moto Week


Cerca de 150 idosos participaram da segunda edição do Cinema Viver 60+, nesta quarta-feira (24), no Capital Moto Week, localizado no Parque de Exposições da Granja do Torto. Com direito a pipoca e refrigerante, a turma da terceira idade assistiu a dois filmes transmitidos a céu aberto, em um telão instalado na Vila do Bem, uma praça criada com o intuito de promover o acesso dos visitantes a serviços públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) e de outros parceiros do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, observou a importância de promover experiências fora da rotina para o público idoso, sobretudo após o isolamento vivenciado durante a pandemia | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Cinema Viver 60+ é uma das ações do projeto Viver 60+, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas para Idoso da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A primeira edição ocorreu em abril, com a presença de 120 idosos, além de dez profissionais de saúde. A turma assistiu ao longa Evidências do Amor e, logo após, almoçou em um restaurante do JK Shopping, onde o filme foi transmitido.

“Sabemos que, desde o período da pandemia, eles concentram os maiores índices de violência e adoecimento, como a depressão, por conta do isolamento. Estamos com um olhar diferenciado para a população idosa, trazendo eles como protagonistas desse grande momento, pois viver não tem idade”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Desta vez, a turma prestigiou dois longas brasileiros: Nosso Sonho e D.P.A. – O Filme 3: Uma Aventura no Fim do Mundo. O grupo também conheceu as dependências do Capital Moto Week. Além dos integrantes do Viver 60+, participaram idosos atendidos pelo programa Prevenindo com Arte do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Presente na ocasião, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, observou a importância de promover experiências fora da rotina para o público idoso, sobretudo após o isolamento vivenciado durante a pandemia.

“Uma sessão de cinema ao ar livre, com essa interação, com esse clima, faz bem para todo mundo. E essa é a segunda sessão do Cinema Viver 60+, um projeto guarda-chuva que tem várias frentes para trazer desenvolvimento e a interação social aos idosos”, pontuou. “Sabemos que, desde o período da pandemia, eles concentram os maiores índices de violência e adoecimento, como a depressão, por conta do isolamento. Estamos com um olhar diferenciado para a população idosa, trazendo eles como protagonistas desse grande momento, pois viver não tem idade.”

Com um sorriso contagiante, a aposentada Deusimaria Silva Santos, 67 anos, se destacava no grupo devido à animação. Moradora de Ceilândia, ela aproveitou para tirar fotos, desbravar as dependências do evento motociclístico e, claro, assistir aos filmes que nunca tinha visto. “Com 67 anos, essa é a primeira vez que eu venho aqui. Trabalhei 40 anos como concursada, ralando mesmo, e agora estou tendo a oportunidade de sair e me divertir”, contou.

Quem também se divertiu foi a autônoma Delismar Ângelo Rodrigues, 63. Ela elogiou o projeto desenvolvido pela Sejus e destaca o impacto na sociabilidade dos idosos. “O idoso não pode ficar em casa doente, tem que sair para aproveitar a vida. Fiquei muito feliz com esse convite, tanto que nem dormi direito. Na verdade, para ter ideia da minha ansiedade, eu esqueci minha bengala, acredita? Estou andando livre, leve e solta”, disse. “Esse projeto é muito importante para a saúde do idosos, que depois de trabalhar muito, tem o direito de ter uma vida e ter lazer.”

Além dos integrantes do Viver 60+, participaram idosos atendidos pelo programa Prevenindo com Arte do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Vila do Bem

Maior evento de motociclismo e rock da América Latina, o Capital Moto Week tem a expectativa de reunir mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e 1,8 mil motoclubes, entre os dias 18 e 27 deste mês, movimentando cerca de R$ 60 milhões na economia do DF. Diversas secretarias e órgãos do GDF estiveram presentes na Vila do Bem, realizada de segunda (22) a esta quarta (24).

Para garantir uma infraestrutura adequada ao evento, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou reparos na área em que o festival foi instalado, antes do início das atividades. Os serviços focaram em garantir a acessibilidade dos visitantes, com remoção de barreiras físicas e entulhos, além de pintura de meios-fios, limpeza de bocas de lobo, manutenção hidráulica e elétrica. Além disso, a Novacap também distribuiu cerca de 600 mudas de plantas aos visitantes, de espécies como maria-fumaça, torênia, perpétua, cravo mexicano e érica roxa.

Quem também se divertiu foi a autônoma Delismar Ângelo Rodrigues. Ela elogiou o projeto desenvolvido pela Sejus e destaca o impacto na sociabilidade dos idosos

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve presente com a disponibilização de vacinas para os visitantes, como os imunizantes contra a gripe e a covid-19.

O estande do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fez sucesso entre os visitantes, com o recebimento de mais de 3,2 mil pessoas entre os dias 18 e 21. Houve palestras, teatro com mímicos, apresentação de repentistas, entre outras ações sobre segurança de motociclistas, pedestres e motoristas no trânsito. Foram realizadas atividades para as crianças no espaço Vila do Bem, com a presença do Segurito e sua turma, jogos educativos, apresentação de mímica e demonstração de viaturas do Detran.

Os educadores de trânsito continuarão no festival até sábado (27), quando termina o evento. Todos os dias, das 15h às 20h, tem ações no estande do Detran com foco na segurança viária de motociclistas, pneu seguro, primeiros-socorros e lei seca. Nesta quinta-feira (25), será realizada uma palestra sobre a importância da mulher no trânsito, com apresentação de mímicos e repentistas homenageando as mulheres motociclistas e empreendedoras, no Espaço Lady Bikers, a partir das 15h.

Também participaram o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), com apresentação teatral; o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio de atividades lúdicas; a Secretaria da Mulher, com realização de oferta de corte de cabelo, penteado, maquiagem e massoterapia, além de multivacinação; e a Caesb, com oferta de água de forma sustentável, substituindo copos plásticos por ecocopos. A carreta do Na Hora ofereceu serviços do Detran, Secretaria de Economia, Caesb, Neoenergia, Codhab e mais.

No ano passado, o GDF entregou o primeiro selo verde ao Moto Week. O selo “Sou consciente, lixo não!” é uma iniciativa do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que premia práticas sustentáveis e a destinação correta de resíduos recicláveis e orgânicos. Este ano, o compromisso com a sustentabilidade continua, reforçando a importância de eventos que respeitam o meio ambiente.

24/07/2024 - Projeto do GDF leva 150 idosos para sessão de cinema no Capital Moto Week



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui