Em cerimônia realizada na manhã deste sábado (26), no auditório do campus de Ceilândia do Centro Universitário IESB, 294 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal receberam óculos gratuitos para corrigir problemas de visão previamente identificados em consultas oftalmológicas. A iniciativa “Em um Piscar de Olhos” é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Instituto Desponta Brasil que, nesta edição, utilizou recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Robério Negreiros.
O projeto oferece exames oftalmológicos e óculos aos alunos diagnosticados com problemas de visão, visando melhorar o desempenho escolar. Nesta edição do projeto, foram realizadas 5.942 triagens, das quais 1.560 estudantes foram encaminhados para exames oftalmológicos em mutirões. Depois disso, os 294 alunos diagnosticados com problemas de visão puderam escolher suas armações no mesmo dia da consulta.
Durante a cerimônia, o secretário executivo da SEEDF, Isaias Aparecido da Silva, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento escolar. “Este é um dos programas mais importantes do Governo do Distrito Federal (GDF). Uma criança com dificuldades de visão enfrenta sérios obstáculos no aprendizado. Podemos oferecer alimentação de qualidade, transporte escolar, uniforme e excelentes professores, mas se o aluno não enxerga adequadamente, seu desenvolvimento ficará comprometido”, explicou.
O deputado Robério Negreiros enfatizou a necessidade de expandir o programa. “O custo de óculos e lentes é significativo para muitas famílias. Esperamos que mais parlamentares destinem emendas para este projeto, permitindo que alcancemos todas as escolas do Distrito Federal”, completou.
Leonardo Figueiredo, idealizador e fundador do projeto, disse estar orgulhoso do crescimento do projeto. “É motivo de muito orgulho ver uma ideia se transformar em realidade. Foram quase dois anos de planejamento até realizarmos nosso primeiro atendimento, em outubro de 2021, no Recanto das Emas, em Brasília. Desde então, a gente já atendeu mais de 111 mil crianças em nove estados do Brasil”.
Hillary Cristiny, mãe de Hemanuel Albuquerque Santos, de 7 anos, aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 55 de Ceilândia, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Para mim foi incrível, principalmente porque sabemos como é difícil conseguir acesso aos exames oftalmológicos e arcar com o custo dos óculos. Não esperava receber esse benefício gratuitamente. Meu filho havia quebrado os óculos anteriores e agora, graças ao projeto, ele poderá voltar a enxergar adequadamente na escola”, celebrou.
*Com infomrações da SES-DF