O Programa de Formação e Capacitação (PFC), lançado nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), visa aprimorar o atendimento qualificado e humanizado às mulheres do Distrito Federal. A iniciativa da Secretaria da Mulher tem como objetivo principal promover a qualificação contínua dos servidores da pasta, reforçando as competências profissionais e técnicas, fomentando um ambiente acolhedor e incentivando o estudo em áreas de interesse.
As ações de capacitação e atualização profissional presentes no PFC incluem o desenvolvimento de competências técnicas, gerenciais e comportamentais, com o objetivo de melhorar o desempenho dos servidores. Já a formação de líderes visa preparar colaboradores para liderar equipes, gerir processos operacionais e contribuir para um ambiente organizacional positivo e colaborativo.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a formação contínua dos profissionais que trabalham diretamente com mulheres em situação de vulnerabilidade é fundamental. “É por meio dessas capacitações que nossa equipe adquire conhecimento de instrumentos e técnicas de intervenção, além de desenvolver habilidades específicas para o atendimento qualificado e humanizado. Estamos cuidando de quem cuida para entregar o melhor serviço para as mulheres do DF”, destacou.
O programa oferecerá uma variedade de atividades, incluindo cursos presenciais, semipresenciais e a distância, além de palestras, seminários e workshops. As ações poderão ser conduzidas por instrutores internos ou externos e contar com a parceria de instituições de ensino e profissionais especializados.
A participação no Programa de Formação e Capacitação será voluntária, e as atividades serão realizadas de forma contínua. Com o lançamento do PFC, a Secretaria da Mulher reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento e a melhoria constante dos serviços oferecidos em todo o Distrito Federal. O programa é uma iniciativa estratégica para garantir que todos os profissionais da pasta estejam atualizados com as melhores práticas e técnicas de atendimento, promovendo um ambiente mais acolhedor e eficaz para as mulheres que buscam suporte e assistência.
*Com informações da Secretaria da Mulher