Novacap decide interditar apenas uma faixa de cada vez, o que também contribui para minimizar o impacto no trânsito durante os reparos
AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO
Na manhã desta quarta-feira (5), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início aos reparos nas juntas de dilatação da Ponte JK, um trabalho executado em parceria com o Detran. De acordo com a diretora de edificações da companhia, Virginia Cussi Sanchez, os serviços nas demais faixas serão feitos no período da noite, quando o fluxo de carros é menor. A faixa interditada nesta quarta-feira (5) será liberada em 24 horas, respeitando o processo de cura do material aplicado nas juntas.
Desde cedo, técnicos da Novacap utilizam uma resina especial e massa asfáltica específica para minimizar os problemas existentes nas juntas de dilatação (também conhecidas como juntas de movimento) da estrutura. Inicialmente, a previsão era de interditar duas faixas, mas a Novacap optou pela interdição de apenas uma faixa no sentido Plano Piloto-Lago Sul, atenuando os impactos no trânsito.
Absorção de impacto
As juntas de dilatação são dispositivos criados para absorver a variação do impacto causado pelos veículos e pedestres que passam diariamente pela ponte e amenizar os efeitos da vibração da estrutura.
Em fevereiro deste ano, a Novacap deu início à troca de todas as juntas de dilatação da Ponte JK, reparos que, nos 18 anos de construção da estrutura, nunca haviam sido realizados.
Em razão da pandemia de Covid-19, porém, as obras precisaram ser suspensas, pois as peças são importadas da Itália e a fábrica responsável pela entrega permaneceu fechada por quatro meses. Já foi feito novo pedido, e a chegada do material para a retomada da obra de forma definitiva está prevista para o final de outubro.
* Com informações da Novacap