Requerimento para destaque a veto será digital a partir de agosto — Senado Notícias


Durante a abertura da sessão conjunta do Congresso Nacional na terça-feira (17), o presidente do Congresso e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, anunciou que os requerimentos de destaque a vetos já podem ser elaborados e protocolados diretamente em uma plataforma digital, o LexEdit. A medida busca tornar o processo mais ágil e eficiente.

— O uso do LexEdit nesta sessão conjunta é facultativo, mas será obrigatório a partir do próximo semestre. Com essa ferramenta, o tempo para processar os destaques é reduzido, o que torna a votação mais rápida e eficiente — informou Davi. Ele acrescentou que a Secretaria Legislativa do Congresso Nacional vai orientar os gabinetes parlamentares sobre o uso da plataforma.

O LexEdit é um editor de textos legislativos que permite aos parlamentares criar e enviar digitalmente requerimentos de destaque a vetos, por meio de uma interface integrada ao Sistema do Congresso Nacional. Segundo Marcos Fragomeni, da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado, Prodasen, a novidade foi desenvolvida a partir de uma demanda da área legislativa, com o objetivo de dar mais celeridade à tramitação de vetos.

Ao elaborar o requerimento no LexEdit, o parlamentar pode selecionar os vetos ou dispositivos a serem destacados, salvar o documento no sistema e assiná-lo digitalmente. A integração com o Siscon garante que as informações sejam automaticamente atualizadas, otimizando o tempo da sessão e reduzindo erros.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui