Reunião de alinhamento prepara gestores para processo de certificação de UPA em Ceilândia


Na segunda-feira (25), o Núcleo de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou a última reunião de preparação para a visita de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), marcada para 2 e 3 de dezembro na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 1, de de Ceilândia.

Gestores ligados ao projeto se reuniram para discutir o processo de avaliação da UPA | Foto: Divulgação/IgesDF

O encontro envolveu gestores diretamente ligados ao projeto e teve como objetivo alinhar detalhes finais e garantir que todos os participantes estejam preparados para a auditoria. A certificação ONA é um processo rigoroso que avalia diversos critérios para garantir a qualidade no atendimento e a segurança do paciente em unidades de saúde.

O Brasil tem 705 unidades de pronto atendimento, das quais apenas 17 são certificadas

Para conquistar a certificação, as instituições proponentes devem atender a mais de mil requisitos distribuídos por diversas áreas. Para alcançar o primeiro nível de certificação, a UPA de Ceilândia deve atingir uma conformidade superior a 80% dos requisitos do manual da organização.

De 705 UPAs existentes no Brasil, apenas 17 são certificadas. A intenção do IgesDF é que a UPA de Ceilândia seja a primeira do Centro-Oeste com esse selo de certificação. A unidade foi escolhida não somente pelo grande volume de atendimentos que presta, mas por ter uma grande importância estratégica.

“O objetivo é preparar a equipe para uma visita produtiva, sem estresse, ajudando todos a estarem na mesma página e focados nos detalhes que farão a diferença durante a avaliação”, resumiu Clayton Sousa, superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do IgesDF.

Planejamento e trabalho

“O processo de certificação exige melhoria contínua e traz benefícios diretos para os pacientes, que terão um atendimento mais rápido, seguro e de alta qualidade”

Clayton Sousa, superintendente de Qualidade e Melhoria Contínua de Processos do IgesDF

A preparação para a certificação foi intensa e envolveu diversas etapas, com treinamentos e ciclos de auditoria interna. Segundo o superintendente, esses ciclos permitiram observar o amadurecimento da equipe e o fortalecimento dos processos. “O grande ganho dessa preparação é o alinhamento das áreas e a implementação de protocolos que garantem uma comunicação mais fluida e uma gestão mais eficiente”, afirmou Clayton.

O processo de certificação é acompanhado por avaliadores da ONA que examinam, entre outros aspectos, a linha de atendimento ao paciente e a segurança nos processos assistenciais. Durante a visita, serão auditados tanto os procedimentos presenciais quanto os remotos, por meio de ferramentas online. A avaliação inclui o cumprimento de protocolos assistenciais e a gestão de evidências objetivas, especialmente no que tange à segurança do paciente.

O objetivo final da certificação, além do selo de qualidade, é proporcionar à população um atendimento mais organizado e seguro, com uma equipe altamente qualificada e processos bem-definidos. “O processo de certificação é um caminho sem volta”, lembrou o superintendente. “Ele exige melhoria contínua e traz benefícios diretos para os pacientes, que terão um atendimento mais rápido, seguro e de alta qualidade”.

Caso a UPA 1 de Ceilândia receba a certificação, o próximo passo será a manutenção dos processos, com uma nova auditoria de recertificação em oito meses, conforme o ciclo contínuo da ONA. Na oportunidade, caso avalie que há condições, a gestão do IgesDF pode solicitar uma requalificação para um nível mais alto de certificação.

O superintendente das UPAs, Francivaldo Soares, compartilhou as expectativas em relação à visita. “Estamos nos preparando para esse momento histórico há um ano. O time está preparado, e agora estamos realizando os últimos ajustes. A auditoria certamente agregará muito valor ao serviço da UPA 1 de Ceilândia”, afirma.

*Com informações do IgesDF



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