A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza reunião pública nesta quinta-feira (12) com objetivo de promover o debate entre a população e órgãos governamentais a respeito da “Gestão de Riscos, Desastres Ambientais e o Planejamento Comunitário no Sol Nascente” (R.A. XXXII).
Com início às 19 horas, na Escola Classe do Setor P Norte – Trecho 2 – Sol Nascente, o encontro tem origem em requerimento apresentado pelo deputado Max Maciel (PSOL) e reúne representantes de secretarias do GDF. Haverá transmissão pela TV Câmara Distrital no canal da emissora no YouTube.
A intenção é debater soluções para os desafios enfrentados diante dos alagamentos, do afundamento de solo e das penetrações da terra, que se intensificam com as fortes chuvas, além de buscar meios para minimizar os impactos ambientais e sociais.
“Nas últimas semanas o Distrito Federal tem acompanhado o cenário de destruição causado pelas fortes chuvas que atingiram o Sol Nascente. A comunidade da região vive uma realidade preocupante, agravada pela falta de políticas públicas voltadas para habitação e meio ambiente. A audiência será uma oportunidade para unir forças e cobrar ações concretas do Poder Executivo, apresentando alternativas para lidar com os riscos e desastres”, diz Max Maciel.
Histórico
A região administrativa (R.A) do Sol Nascente foi desmembrada da R.A. de Ceilândia em 2019, tornando-se a 32ª R.A do DF. A R.A do Sol Nascente é composta por dois setores habitacionais distintos (Sol Nascente e Pôr do Sol), que estão conurbadas com a de Ceilândia.
A população da R.A Sol Nascente e Pôr do Sol atualmente está em cerca de 90 mil habitantes, sendo que, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2022, o Sol Nascente reúne quase 71 mil pessoas.
Convidados
Entre os convidados estão os professores Liza de Andrade e Ricardo de Sousa Moretti; a Subdefensora Pública-Geral do Distrito Federal, Emmanuela Saboya; o coordenador da Secretaria Nacional de Periferias, Luíz Arend; a representante comunitária, Ivanete Silva; o chefe da Assessoria Especial do Gabinete da Secretaria de Obras do Distrito Federal, Maurício Canovas; o diretor de Licenciamento Ambiental (Ibram), Diego da Silva Camargos; o representante da Defesa Civil do DF, capitão Marcelo Melo; o representante da Administração do Sol Nascente, professor Felipe Lira; além de representantes da Codhab, da Novacap e da Caesb.
* com informações da assessoria de imprensa do deputado Max Maciel