Para não ficar atrás do Perseverance, o rover Curiosity, da NASA, gastou seus últimos dias analisando rochas interessantes na base do Monte Sharp — uma montanha no centro de Marte —, onde chegou em agosto de 2012. Durante as buscas, ele encontrou um arco semelhante a algumas das altíssimas formações geológicas presentes na Terra, mas com a diferença de ter apenas cerca de 15 centímetros de altura.
Imagens do arco tiradas no final da semana passada foram recentemente disponibilizadas no portal do Curiosity. A estrutura está localizada na cratera Gale de Marte, que é um local de impacto de meteoros de quase 4 bilhões de anos que provavelmente reteve água em algum ponto de sua história antiga, com base nos depósitos minerais de argila e sulfato localizados nela.
Essa formação foi única o suficiente para despertar o interesse dos cientistas da NASA. Eles fizeram o robô inspecionar a rocha de perto usando a ferramenta Química e Câmera, ou ChemCam, que pode criar imagens de rochas e descompactar sua composição química, e sua Câmera Mast, que tira fotos do terreno.
O arco de pedra fica no chão da cratera Gale e é um pouco deslocado, com um lado encontrando-se com o outro um pouco abaixo de seu cume. Comentaristas nas redes sociais disseram que a formação parece um gato em um jet ski ou a espinha de uma serpente. Se você olhar no espaço negativo do arco, ele se parece um pouco com um mapa achatado da Grã-Bretanha.
Seja o que for que você veja, a textura da rocha é um exemplo “particularmente caprichoso” do terreno na área, como explica Abigail Fraeman, geóloga planetária do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em blog da Nasa.