Moscou fala em retaliação e revisão das negociações; Zelenski nega ataque e chama acusações de mentira
A Rússia acusou a Ucrânia, nesta segunda-feira (29), de lançar um ataque com 91 drones contra a residência oficial do presidente Vladimir Putin, localizada na região de Novgorod. Segundo autoridades russas, a ofensiva ocorreu durante a madrugada e teria como alvo direto o chefe do Kremlin.
Em declaração divulgada no Telegram, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, classificou a ação como um “ataque terrorista” promovido pelo governo de Kiev. Lavrov afirmou ainda que Moscou pode rever sua posição nas negociações para encerrar o conflito e alertou para a possibilidade de retaliação.
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, negou as acusações e afirmou que as declarações russas são falsas. Em conversa virtual com jornalistas, o líder ucraniano disse que Moscou estaria criando uma narrativa para justificar novos ataques, possivelmente contra Kiev e prédios do governo.
A troca de acusações ocorre um dia após Zelenski se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (28), em uma tentativa de avançar nas negociações para o fim da guerra, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão russa ao território ucraniano.
Segundo Zelenski, os Estados Unidos ofereceram garantias de segurança por 15 anos, prazo considerado insuficiente por Kiev. O presidente ucraniano afirmou que defende garantias de 30 a 50 anos para assegurar a estabilidade do país após o conflito, pedido que Trump disse que analisaria.
Após o encontro, Zelenski também declarou que a Ucrânia só suspenderá a lei marcial quando a guerra terminar e quando houver garantias concretas de segurança. Ele reiterou que, sem essas garantias, o risco de novas agressões russas permaneceria.
Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
https://www.instagram.com/bsb.times/
https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#Rússia #Ucrânia #Putin #Zelenski #GuerraNaUcrânia #Geopolítica #ConflitoInternacional #Diplomacia #EstadosUnidos #Segurança #bsbtimes






