No próximo final de semana, dias 1º e 02 de junho, o Centro de Convenções de Goiânia irá receber a Jornada do Autismo em Goiás. O 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo no estado conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e deve reunir 1,8 mil pessoas, incluindo profissionais de Saúde, da Educação, do Direito, assim como mães e familiares atípicos.
O objetivo é promover conscientização e capacitação para o enfrentamento dos desafios associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), discutindo os temas com base em evidências científicas e experiências vivenciadas no dia a dia.
O congresso também irá abordar pautas atuais, como a inclusão nas escolas, o bullying enfrentado por autistas, os direitos das pessoas com TEA e a necessidade de maior sensibilização da sociedade em relação ao transtorno.
Segundo a fundadora do evento, Sarita Melo, a organização é composta por mães que conhecem de perto os desafios do autismo. “Ainda é preciso desmistificar muito sobre o autismo e a melhor forma é com estudo e consciência. O congresso vem exatamente neste sentido, para incentivar e colaborar com os avanços científicos”, pontuou
A programação do evento inclui 27 palestras, que serão ministradas por profissionais como médicos, advogados, psicólogos, ativistas e fonoaudiólogos.
A abertura oficial está marcada para o próximo sábado (1º/06), às 08 horas, com a presença de diversas autoridades. O evento continua durante todo o domingo (02/06), com encerramento às 19 horas.
As inscrições para acompanhar a jornada presencialmente já estão encerradas, mas ainda é possível adquirir o ingresso para assistir o evento de forma online. Todas as informações sobre o congresso estão disponíveis em https://jornadadotea.com.br.
Transtorno do Espectro Autista – TEA
De acordo com o médico do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e especialista em neurologia infantil, Hélio Van Der Linden, o Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Dados da Sociedade Americana de Psiquiatria apontam que o Transtorno afeta uma a cada 36 crianças. Em todo o mundo, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas tenham autismo, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Hoje o Crer é referência no atendimento de pacientes com TEA. Aqui recebemos crianças e adolescentes regulados pelo Complexo Regulador Estadual da SES, que são encaminhados após avaliação em uma unidade básica de saúde e que aqui passam a receber acompanhamento médico e multiprofissional”, concluiu.
Serviço
Evento: Jornada do Autismo em Goiás – 1º Congresso Multidisciplinar baseado em evidências
Data: 1º e 02 de junho
Local: Centro de Convenções – Rua 4, nº 1400 – Setor Central, Goiânia
Mais informações: (62) 99820-6865 ou https://jornadadotea.com.br
Saiba mais
HGG realiza 1º transplante de pâncreas
Autismo: saiba como identificar sinais de alerta em crianças
Governo investe em tecnologia para auxiliar profissionais de saúde
Saúde orienta sobre vacinação contra gripe e covid-19
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás