Secretária do Entorno busca alinhamento com Governo Federal para implementação de obras do PAC e subsídio ao transporte

Reunião entre Sedfgo e representantes do Governo Federal discute investimentos do PAC para o desenvolvimento regional no Entorno do DF

O Entorno do Distrito Federal é uma das regiões a serem beneficiadas com a abordagem de desenvolvimento regional do novo Programa de Aceleração (PAC), do Governo Federal. O assunto foi debatido (24/08), durante reunião da secretária do Entorno do DF de Goiás (Sedfgo), Caroline Fleury, com o Secretário-Executivo Adjunto de Relações Institucionais (SRI) do Governo Federal, José do Carmos Siqueira, e a Assessora da SRI, Nara Kohlsdorf. Eles trataram de detalhes dos projetos do PAC para Goiás, mais especificamente para a região do Entorno.

Ao todo estão previstos para o Estado investimentos na ordem de R$ 98,5 bilhões em Goiás em obras e serviços para melhorar a vida da população, entre elas o BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF). “Foi uma ótima conversa sobre as necessidades da região do Entorno e como podemos ser atendidos pelo Governo Federal nas nossas demandas a partir do PAC”, disse a titular da Sedfgo.

José do Carmo Siqueira enfatizou que a estratégia do Governo Federal para a alocação de recursos do PAC prioriza o desenvolvimento regional. Ele destacou a relevância da formação de consórcios interfederativos, envolvendo diversos entes governamentais, como um mecanismo essencial para a concretização dos projetos propostos.

A assessora Nara Kohlsdorf se comprometeu a realizar as mediações necessárias e apresentar mais detalhamentos sobre os projetos do PAC que possam ser implementados na região. Para Caroline Fleury, o encontro sinaliza um passo importante em direção à coordenação eficaz e colaborativa para a execução das iniciativas do PAC.

Transporte no Entorno do DF

O governador Caiado vem lutando há muito tempo pela realização das obras de infraestrutra para o Transporte no Entorno do DF. Em julho, a Secretaria do Entorno do DF promoveu ampla campanha para criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do Distrito Federal (DF) e para as obras do BRT entre Luziânia e Santa Maria.

A proposta do Consórcio foi a mais votada, entre mais de cem projetos, na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do Brasil Participativo, ficando em primeiro lugar. A votação é uma radiografia da vontade da população do que é mais necessário para ser incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal.

A proposta do BRT foi a terceira mais votada na categoria Cidades. Essa proposta foi acolhida no PAC. Porém, o Consórcio ainda não foi recepcionado pelo Governo Fedral. “Só por meio do Consórcio entre Goiás, GDF e a União será possível subsidiar e baratear a passagem no Entorno. Além da baixa qualidade do transporte, o morador do Entorno está pagando cerca de 10 reais para ir para Brasília. É insustentável para o trabalhador e para o empresário”, assinalou Caroline Fleury.

A proposta do Governador Ronaldo Caiado, a partir do Consórcio, é adotar um modelo de gestão compartilhada do sistema, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Governo Federal, Distrito Federal e Governo de Goiás. A assessora da SRI, Nara Kohlsdorf, que é servidora de carreira da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), se prontificou a mediar esse diálogo para efetivar a criação desse consórcio.

Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui