Na manhã desta terça-feira (01), o Secretário Executivo de Turismo do Distrito Federal, Estevão Reis, esteve reunido com o Dr. Renan Dias da Mata, Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Distrito Federal no DF – SPU/DF, para tratar sobre a regularização fundiária das áreas localizadas na Rota do Cavalo e em outras regiões administrativas que possuem vocação turística.
Em encontro anterior, os dois gestores trataram sobre a regularização da área onde está instalado o clube Taboca, considerado de relevância por receber grande fluxo de pessoas que tem o clube como única opção de lazer da região.
“A SPU está empenhada em dar regularidade obedecendo a legislação vigente principalmente quando se trata de suas áreas de relevância econômica e social”, destacou Dr. Renan Dias.
Com o advento da pandemia, o turismo interno tem ganhado força em especial ao turismo rural. O setor vem demonstrando crescimento por estar atendendo um novo perfil de turista. A idéia que já é apresentada como tendência no DF e em vários estados brasileiros, com seus destinos turísticos basicamente focados em natureza.
O turismo é um dos setores essenciais para a economia das cidades e em algumas delas a maior fonte de renda de uma população. No entanto, o Distrito Federal tem a necessidade da união de esforços com o Governo Federal para avançar nas questões fundiárias para que os empreendimentos localizados nestas áreas administradas por aquela autarquia possam serem legalizadas e recebam a chancela governamental e de instituições financeiras com linhas de créditos para alavancar novos ou ampliar os seus negócios.
“A regularização vem em um momento oportuno para o desenvolvimento de novos empreendimentos e para a geração de emprego e renda para nossa população”, afirmou Estevão Reis.
“Nos próximos dias estaremos novamente reunidos com a equipe técnica da SPU e os proprietários para dar andamento aos assuntos tratados, uma vez que a Secretaria de Turismo do DF já está desenvolvendo um Plano de Turismo para a Rota de Cavalo, continuou Estevão.
BSB TIMES