Essa história curiosa remonta há anos atrás, quando de acordo com um artigo publicado no jornal american New York Times de 1930 , Wu Chung-chieh, professor da Universidade de Chengdu , descobriu os registros do governo imperial chinês a partir de 1827, felicitando Li Ching-Yuen por seu aniversário de 150 anos e outros documentos que mais tarde o parabenizaram em seu 200º aniversário em 1877.
Em 1928, um correspondente do New York Times escreveu que muitos dos velhos da vizinhança de Li afirmaram que seus avós o conheciam quando eram meninos e que ele era um homem adulto.
Li Ching Yuen teria iniciado sua carreira de herbalista aos 10 anos de idade, onde ele reuniu ervas nas cordilheiras e aprendeu sobre sua potência por longevidade. Por quase 40 anos, ele sobreviveu com uma dieta de ervas como lingzhi, goji berry, ginseng selvagem, ele shoo wu e gotu kola e vinho de arroz. Em 1749, aos 71 anos, ele se juntou aos exércitos chineses como professor de artes marciais. Li foi dito ser uma figura muito querida em sua comunidade, casando 23 vezes e com mais de 200 filhos.
Ele não era o único
De acordo com um dos discípulos de Li, ele encontrou um homem ainda mais velho 500 anos, que lhe ensinou exercícios Qigong e recomendações dietéticas que o ajudariam a prolongar sua vida em proporções sobre-humanas. Além do Qigong e uma dieta rica em ervas, o que mais podemos aprender com este Mestre da Longevidade?
E quanto a isso: No seu leito de morte, Li disse: “Eu fiz tudo o que tenho a fazer neste mundo”. Suas últimas palavras pacíficas também sugerem um dos maiores segredos para uma vida longa e próspera? É interessante notar que, no Ocidente, muitas vezes somos ensinados a acreditar que o envelhecimento é algo que deve ser “espancado” com dispositivos infravermelhos de alta tecnologia e medicamentos de última geração.
Seu segredo para a longa saúde:
Li perguntou-lhe qual era o segredo da longevidade. Esta foi a sua resposta: “Mantenha um coração quieto, sente-se como uma tartaruga, ande com expressão e vontade de um pombo e durma como um cachorro”. Estas foram as palavras e conselho que Li deu a Wu Pei-fu, o senhor da guerra, que levou Li para o sua casa para aprender o segredo de uma vida extremamente longa.
Li sustentou que a calma interior e a paz de espírito combinadas com as técnicas de respiração eram os segredos da longevidade incrível. Obviamente, sua dieta teria desempenhado um papel importante. Mas é fascinante que a pessoa mais velha viva da história registrada atribua sua longa vida ao seu estado de espírito.
Por que isso é tão difícil de acreditar?
Com a expectativa de vida média para o mundo ocidental atualmente estando entre 70-85 anos, o pensamento de alguém que vive com mais de 100 anos parece ser o estiramento. O pensamento de alguém que vive mais de 200 anos parece extremamente desconfiado. Mas por que não acreditamos que as pessoas possam viver por muito tempo?
Temos que ter em mente que algumas pessoas neste mundo não vivem um estilo de vida exagerado, eles não precisam lidar com o estresse da dívida, não estão respirando o ar poluído da cidade e exercitam-se regularmente. Eles não comem açúcares refinados ou farinha, nem alimentos que tiveram pesticidas pulverizados sobre eles. Eles não vivem da dieta americana padrão.
Eles não estão comendo carnes gordurosas, alimentos açucarados e geneticamente modificados. Não há antibióticos. Sem álcool e sem tabaco. Suas dietas não só excluem fest foods, eles também incluem superfoods e ervas que são como esteróides para nossos órgãos e sistema imunológico.
Eles também passam o tempo livre na natureza praticando técnicas de respiração, meditando e provaram ser melhorar para sua saúde mental, física e emocional. Eles mantêm as coisas simples, dormem corretamente e passam muito tempo na natureza sob o sol. Quando temos a chance de relaxar ao sol, nos sentimos rejuvenescidos instantaneamente e chamamos isso de “férias”. Imagine passar a vida fazendo isso nas montanhas e combinando isso com perfeito bem-estar mental, espiritual e físico.
Não duvido por um minuto que, se todos fizéssemos as coisas que sabemos que deveríamos fazer, a vida de 100 anos seria comum. Quando tratarmos nossos corpos direito, quem sabe por quanto tempo poderemos viver?
Compartilhe com seus amigos !