Frente fria vinda do sudeste vai espalhar nebulosidade na região
Segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a semana em Goiás será de sol, calor, combinado com chuvas isoladas.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, uma frente fria vinda do sudeste vai espalhar nebulosidade na região. Com isso, ao chocar com o calor e sol forte, provocará pancadas de chuvas em alguns pontos, principalmente no centro/sul do estado.
Para esta terça-feira, 5, a temperatura máxima em Goiânia pode chegar aos 33º C, com uma umidade relativa do ar variando entre 35% e 85%. Está previsto o volume de 5mm de chuva para as regiões sul, central e sudoeste de Goiás.
Mesmo com a possibilidade de chuva, Amorim alertou que serão precipitações passageiras, que não vão fazer com que o calor diminua. A previsão é até quinta-feira, 7. Já a partir de sexta e durante o final de semana, o Cimehgo prevê um tempo mais estável, a princípio.
Chuvas intensas são previstas no sul do Brasil, onde um ciclone extratropical também provocará ventos fortes na região.
Risco de incêndio
O alerta do Cimehgo também é para a possibilidade de incêndios. Segundo o órgão, todas as regiões de Goiás está com alto risco para o fogo.
O Cimehgo usa um índice que varia entre muito baixo, baixo, moderado e alto os riscos de incêndio. Dentro do alto, o órgão trabalha ainda com três níveis.
Nesse momento, Goiás está no primeiro para chance de incêndios. “Lembrando que neste período, a maioria das queimadas são provocadas, e que necessitamos de uma consciência ambiental, a fim de não propagar as queimadas, esta prática danosa para a cidade e para o campo”, alerta o Cimehgo.
Fonte: Jornal Opção