Senado aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre — Senado Notícias


Parlamentares do Brasil e do Chipre terão uma nova plataforma para debater questões legislativas e assuntos comuns entre os dois países.  O Senado aprovou nesta terça-feira (25) um projeto de resolução do Senado (PRS 5/2024), do senador Jorge Seif (PL-SC), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O projeto segue para promulgação.

A proposta pretende incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os respectivos poderes legislativos. Segundo o autor, o grupo permitirá o aumento do “diálogo político, jurídico, social, tecnológico, científico, ambiental, cultural, educacional, econômico e financeiro mais estreito e estruturado, contribuindo significativamente para o entendimento mútuo e para a solução conjunta de problemas”. 

Ainda de acordo com Seif, a criação do grupo parlamentar ampliará a presença e a cooperação do Brasil no cenário internacional, reforçando sua política externa e estabelecendo parcerias estratégicas com nações-chave. 

“Chipre, sendo um membro da União Europeia, desempenha um papel estratégico no Mediterrâneo e pode servir como uma ponte valiosa entre o Brasil e a Europa, abrindo novas oportunidades para colaboração em diversos setores”, afirma no projeto.

O relator da proposta na Comissão Diretora do Senado (CDIR), senador Chico Rodrigues (PSB-RR), também enfatizou a importância da aproximação tendo em vista que os dois países são integrantes ativos do Mercosul, no caso brasileiro, e da União Europeia, no caso cipriota.

Os grupos parlamentares internacionais possuem estatutos próprios e são compostos por parlamentares que queiram aderir. As atividades de cooperação interparlamentar incluem visitas parlamentares, congressos e seminários, e a troca periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui