Projeto de Resolução do Senado (PRS) 3/2023 também prevê a instalação de uma estátua no “Túnel do Tempo” do Senado e um site com fotos e documentos sobre golpes e tentativas de golpes de Estado no Brasil
A senadora Leila Barros (PDT-DF) apresentou ao Senado Federal um projeto para criar o Memorial em Homenagem à Resistência Democrática, que registra os atos terroristas de 8 de janeiro à Casa, a ser instalado no Museu do Senado. Segundo a parlamentar, a proposta visa “demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”.
O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 3/2023 prevê também a instalação de uma escultura que relembre a invasão golpista, a ser posicionada no corredor que liga o Plenário do Senado Federal ao Anexo II e escolhida por meio de concurso.
No corredor, estão instalados bustos e painéis com a história da Casa Legislativa. Foi neste local ainda que os extremistas foram contidos pela polícia legislativa, duas horas após a invasão. O corredor é batizado de “Túnel do Tempo”.
O projeto contém ainda a criação de uma seção no site oficial do Senado, denominada “Memorial Virtual”, contendo fotos e documentos “que mostrem a resistência democrática do país a golpes e tentativas de golpe de Estado contra a democracia”.
Ao justificar o projeto, a senadora Leila Barros citou frase do filósofo e político inglês Edmund Burke: “Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la”.
Por Victor Correia, Correio Braziliense