O Radar do Congresso, ferramenta para busca e análise de dados dos parlamentares do Congresso Nacional, apontou a senadora Leila Barros (Cidadania-DF) como dona do mandato mais transparente entre os senadores do DF.
Atualizado neste mês, o ranking mostra que a parlamentar tem nota 4 de transparência, no ranking de 0 a 5.
Ela também figura na segunda posição entre os 81 congressistas da Câmara Alta. O senador mais bem avaliado é Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), com nota 5.
A avaliação leva em conta 11 indicadores de transparência digital, como presença nas redes sociais, atualização de site próprio, divulgação das contratações com a verba indenizatória e ampla publicidade dos servidores contratados, funções exercidas e salários.
“Quando se trata de responsabilidade com o dinheiro público, a transparência é regra no meu mandato. Em quase três anos de mandato, além de economizar 100% da verba indenizatória, tenho publicado rotineiramente a destinação das emendas parlamentares que indiquei para o Distrito Federal”, explica Leila.
A parlamentar também é autora de projetos para ampliar a transparência no uso de recursos públicos e incentivar a economia dos recursos destinados ao funcionamento dos gabinetes parlamentares.
O PLP 6/2020 visa tornar obrigatória a divulgação de informações como autor da emenda, programa onde o recurso foi aplicado, data de liberação e pagamento, dentre outros dados.
Já o PRS 61/2019 determina que os recursos poupados da verba indenizatória poderão ser utilizados pelos senadores como emendas parlamentares individuais nas áreas da saúde, educação e assistência social.
Portal Brazil Mulher