Senadores querem revisão do processo de concessão da BR-364 em Rondônia — Senado Notícias


Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (25), os senadores da Comissão de Infraestrutura (CI) criticaram o processo que envolve a concessão do trecho da BR-364 em Rondônia que liga a capital Porto Velho a Vilhena . O debate ocorreu a partir do pedido feito pelo presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO) (REQ 6/2025).

A discussão passou pelos impactos da concessão no escoamento da produção agropecuária e no transporte de pessoas e pelos custos envolvidos para a população e para o setor produtivo do estado. Primeiro a falar, Marcos Rogério salientou a importância da BR-364 como a principal via econômica e social de Rondônia, mas alertou para pontos críticos da concessão proposta.

— O modelo precisa ser amplamente discutido, porque há aspectos que podem prejudicar o estado pelos próximos 30 anos, período da concessão. O agronegócio de Rondônia será gravemente afetado devido aos altos custos e ao baixo volume de obras previstos. Isso afeta toda a cadeia de consumo e resultará no aumento dos preços nos supermercados — ponderou.

O senador lembrou que, dos cerca de 700 quilômetros de extensão da rodovia, apenas 107 quilômetros serão duplicados. Ele defendeu a revisão do cronograma de obras, a reavaliação das tarifas de pedágio e a criação de mecanismos de fiscalização permanente com participação da sociedade civil.

— Além de ser insuficiente, a duplicação será realizada de forma lenta. No quarto ano da concessão, apenas 14 quilômetros de rodovia estarão duplicados, o que é insuficiente para atender à demanda da região. É necessário garantir que a concessão atenda às reais necessidades de Rondônia, sem onerar excessivamente a população e os produtores.

Contraponto

Diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio defendeu a concessão ao ressaltar que a BR-364 é um corredor logístico fundamental para o estado. Ele explicou que estão previstas obras de ampliação e melhorias e que, além da duplicação, são previstos quase 200 quilômetros de faixas adicionais.

— A previsão é que a concessionária assuma a rodovia entre maio e junho deste ano, com início imediato das melhorias na pavimentação e sinalização, antes mesmo da cobrança de pedágio — argumentou.

Questionamentos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), Edison Rigoli, questionou a fala do representante da ANTT e refutou os dados apresentados. Ele criticou a falta de discussão mais ampla com a sociedade rondoniense e chamou a atenção para os impactos econômicos da concessão.

— O estado já tem a tarifa aérea mais cara do país e agora também será taxado no deslocamento terrestre. Em breve, haverá também pedágio na hidrovia do Rio Madeira. Parece que o governo quer ilhar Rondônia — lamentou.

Antonielly Rottoli, que é integrante da diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Rondônia), citou os altos custos da concessão para o setor produtivo.

— Um caminhão bitrem pagará cerca de R$ 1 mil em uma viagem entre Vilhena e Porto Velho. Além disso, a tarifa para veículos leves será de R$ 130, um valor inaceitável para uma rodovia com trechos precários — reclamou.

Preocupações

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que é caminhoneiro e produtor rural, disse não acreditar que a concessão vá trazer benefícios para a população do estado. Ele defendeu a suspensão do processo até que seja realizado um novo estudo.

— Não houve licitação de fato, apenas um grupo participou. Seremos obrigados a engolir, goela abaixo, 190 quilômetros de terceira faixa e apenas 107 quilômetros de duplicação por 30 anos. Não podemos aceitar isso. O setor produtivo deste país não pode mais pagar essa conta, que é cara demais e nos estrangula, em termos de produção e logística — afirmou.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), por sua vez, frisou que a BR-364 também tem importância para o Acre. Ele defendeu que seja realizado um debate mais aprofundado com a população.

— Ninguém aqui é contra melhorias na rodovia, mas precisamos de transparência sobre os custos que serão repassados à população. As informações que tenho é que esse trecho é complexo, o fluxo de carros e caminhões é muito grande e isso reflete no meu estado, a reclamação é constante. Tudo ocorreu às pressas, a população e municípios afetados devem ser ouvidos nesse debate sobre a concessão — concluiu.

Rodovia

A BR-364 foi a primeira ligação rodoviária do estado de Rondônia com o resto do país. Ela foi inaugurada em 1960, ligando Porto Velho a Cuiabá (MT) e a Rio Branco (AC). Hoje, em sua extensão total, a rodovia vai de Mâncio Lima (AC), no extremo oeste do Acre, a Limeira (SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui