Série documental do Senado comemora 200 anos da Confederação do Equador — Senado Notícias


A Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador lançou nesta terça-feira (10) a série documental Uma outra independência. O evento de lançamento aconteceu no auditório Antonio Carlos Magalhães, quando foi exibido o primeiro episódio da série: Um Herói Sem Rosto, que já está disponível no canal da TV Senado no YouTube.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), presidente da comissão, ressaltou que o movimento político, já no século 19, abordava questões que ainda hoje são atuais, como o federalismo.

— Trata-se da história de um movimento que eclodiu com o objetivo de implantar uma república nos moldes federalistas e debater assuntos que ainda hoje nos desafiam. A reforma tributária é a nossa pauta do dia. O pacto federativo ainda está pendente de regulamentação. Logo, a Confederação do Equador nos desafia a sermos atuais e, portanto, é uma revolução contemporânea — afirmou ela.

O documentário — produzido pela TV Senado — apresenta o contexto em que foi criada a Confederação do Equador, em Pernambuco, em meio aos eventos que levaram à independência do Brasil da coroa portuguesa e, posteriormente, à dissolução da Constituinte em 1823. 

O episódio de estreia da série, Um Herói Sem Rosto, destaca a participação de Frei Caneca no movimento — o diretor do documentário, Jimi Figueiredo, enfatizou que Frei Caneca não recebeu o devido reconhecimento histórico.

— Estamos falando de um passado que foi apagado pela história do Brasil nos livros escolares, e que agora estamos voltando a contar. É uma história de luta pela democracia, pelos ideais republicanos, pela equidade dos poderes. E Frei Caneca foi, talvez, a pessoa mais importante, o militante mais importante do movimento — declarou o diretor.

Entre os depoimentos contidos no documentários estão os das historiadoras Heloisa Starling, Lúcia Bastos e Isabel Lustosa e os dos historiadores Mário Helio Gomes e Cláudio Aguiar, além do depoimento do diplomata e historiador Gonçalo Mello Mourão.

Também estiveram presentes no lançamento da série a senadora Jussara Lima (PSD-PI) e o senador Fernando Dueire (MDB-PE).

O episódio de estreia pode ser visto no YouTube ou na televisão: neste sábado (14), às 22h, ou no domingo (15), às 22h (veja como sintonizar a TV Senado). O segundo episódio da série estréia no primeiro semestre de 2025.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui