Policiais, bombeiros, agentes de trânsito e demais servidores da segurança pública assistiram, nesta quarta-feira (15), a uma palestra motivacional com foco em liderança cuidadora e base na seguinte premissa: “só cuidando de mim que consigo cuidar do outro”. A palestra “Inteligência Emocional e Como Usá-la na Nova Rotina” foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) para cerca de 400 servidores no auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), no Setor Policial Sul, e é mais uma ação do Programa DF Mais Seguro.
Foram abordados temas importantes relativos à saúde mental e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do DF por Rossandro Klinjey, que é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo psicólogo, professor, consultor em educação e desenvolvimento humano.
“Ações como esta são fundamentais para promover o bem-estar físico e mental dos servidores da segurança pública. São profissionais que desempenham atividades intensas e de dedicação exclusiva e, desta forma, podemos contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio de estímulos e incentivos”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Estamos investindo em atividades físicas, convivência social e atenção à saúde mental, com apoio incondicional do governador Ibaneis e, ainda, por meio de parcerias junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública”, completa.
“É importante para o autoconhecimento se perceber, lidar com conflitos, ter empatia no local de trabalho, saber a hora de descansar também. Isso é muito importante para todos nós”
Daniela Matos, agente da PCDF
O secretário-executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis, falou da importância da palestra para os servidores. “O Rossandro tem um vasto conhecimento em relações humanas. A experiência de hoje poderá contribuir para o crescimento profissional não apenas de quem está aqui no auditório, mas isso poderá reverberar pelas corporações”.
Angelis falou, ainda, dos investimentos na área de saúde mental. “São quase R$ 8 milhões em investimentos para melhoria de condições médicas, mentais, construção da nova sede de saúde biopsicossocial. Estamos, ainda, resgatando a Olimpíada entre os servidores, iniciando logo mais um curso de alta gestão e segurança pública, além do acordo de cooperação técnica com o Sesc e a parceria com o Corpo de Bombeiros para uso das instalações do Centro de Capacitação Física”.
Para a agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Daniela Matos, eventos como o de hoje são fundamentais. “É importante para o autoconhecimento se perceber, lidar com conflitos, ter empatia no local de trabalho, saber a hora de descansar também. Isso é muito importante para todos nós”.
Já o subtenente Marinaldo Gomes acredita que eventos como o de hoje mostram preocupação com a saúde mental do servidor. “Isso é muito importante. Precisamos desse cuidado”, ressaltou.
O evento pode despertar um cuidado pessoal, de acordo com Amanda Barbosa, servidora do Departamento de Trânsito (Detran-DF). “Falar sobre inteligência emocional é importante para todas as áreas da vida. Nem todo mundo faz terapia e uma palestra como esta pode ajudar que as pessoas cuidem mais da saúde mental”.
O bombeiro Mauro Rocha agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Sou uma pessoa reconstruída. Já passei por uma situação muito complicada nesta área e quando vejo uma palestra como essa para as forças de segurança, só posso aplaudir e agradecer”, finalizou.
Eixo 5
O Servidor Mais Seguro, do Programa DF mais Seguro, promove a qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento de habilidades e a atenção à saúde dos agentes de segurança pública. A finalidade é fomentar o bem-estar mental, que impactam, também, diretamente, na prestação de serviço à população.
*Com informações da SSP-DF