Grupo busca parcerias para desenvolver a produção
O sistema (CNA/Senar) recebeu uma delegação da Nigéria liderada pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mohammad Mahmood Abubakar, e o embaixador do país no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad.
Participaram do encontro o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, a diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, e o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.
O grupo está no Brasil para uma série de visitas técnicas a propriedades e instituições de pesquisa e reuniões com representantes do governo e setor privado com o intuito de discutir parcerias e conhecer o sistema produtivo brasileiro.
No encontro, as autoridades africanas destacaram o papel do Brasil na questão da segurança alimentar no mundo e o potencial de inovação tecnológica dos produtores rurais brasileiros.
Neste contexto, eles mostraram interesse em ações de cooperação e intercâmbio de experiências para aprimorar a produção e a produtividade na Nigéria.
“Podemos aprender com o Brasil, que está bem adiantado neste processo”, destacou o ministro Abubakar. O país africano é o mais populoso do continente e sétimo mundial, com aproximadamente 207 milhões de habitantes.
Segundo o ministro da Agricultura nigeriano, há 20 milhões de produtores no país, dos quais 70% pequenos.
Já os representantes do Sistema CNA/Senar falaram à comitiva sobre ações e projetos para auxiliar o produtor brasileiro a ser mais competitivo e abordaram questões como assistência técnica, inovação tecnológica, pesquisa, organização dos produtores, seguro e crédito rural, além do processo de desenvolvimento da agropecuária brasileira, que fez do Brasil um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos.
Diplomacia Business com informações de CNA