O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) comemorou, nessa terça-feira (6), 63 anos de história no Distrito Federal. O aniversário foi celebrado em solenidade na sede da instituição, no Venâncio Shopping, e teve como principal foco a valorização dos colaboradores e dos serviços prestados. Foi oferecido um café da manhã aos servidores do SLU, que prestigiaram a festividade em grande número.
Marcaram presença no evento o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso; o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes; o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer; o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luiz Antônio Reis; e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro.
“Essa comemoração é para vocês, que se dedicam em suas atribuições fazendo funcionar essa grande máquina que é a gestão de resíduos sólidos”
Luiz Felipe Cardoso, diretor-presidente do SLU
Uma das servidoras homenageadas foi Janice Pereira, que se aposentou recentemente após décadas de dedicação à limpeza urbana do DF. Ela agradeceu por todas as amizades cultivadas ao longo dos anos e ressaltou a importância do trabalho na autarquia. “Digo sempre que o SLU é minha segunda família e sou muito grata por tudo que construí aqui dentro. Fiz muitas amizades sinceras e agradeço por tudo, inclusive os momentos mais difíceis, que servem como aprendizado para a minha vida”, pontuou.
Para o diretor-presidente do SLU, o sentimento de estar presidindo a instituição é de orgulho. Ele enfatizou a importância de ter os servidores presentes no aniversário de 63 anos da instituição. “Essa comemoração é para vocês, que se dedicam em suas atribuições fazendo funcionar essa grande máquina que é a gestão de resíduos sólidos. Essa dedicação reflete na qualidade de vida da população do Distrito Federal”, afirmou Luiz Felipe.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, um dos pontos importantes é o sentimento de pertencimento que os trabalhadores têm em relação ao SLU. “Estamos comemorando os 63 anos de uma instituição cuja história se confunde com a do próprio Distrito Federal. O SLU desempenha serviços fundamentais para a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente da nossa cidade, e os principais responsáveis por isso são os servidores, que merecem todo o nosso respeito e nossas homenagens”, destacou Gutemberg.
A solenidade foi finalizada com bolo de aniversário e parabéns coletivo dos servidores. Além desse evento, há diversas palestras e atividades programadas ao longo do mês de aniversário. Confira a programação:
8/8 – Palestra “Gestão de Resíduos do Aterro Sanitário”
· Horário: 10h
· Local: Auditório da sede do SLU, no Venâncio Shopping
9/8 – Entrega do projeto De Cara Nova
· Horário: 10h
· Local: Estação Ecológica Águas Emendadas, entrada 13, próximo ao Condomínio Mestre D’Armas (Planaltina)
13/8 – Palestra “Coam: Integrando a Segurança e o Meio Ambiente”
· Horário: 10h
· Local: Auditório da sede do SLU, no Venâncio Shopping
15/8 – Palestra do projeto Conectando Ideias (tema a ser confirmado)
· Horário: 10h
· Local: Auditório da sede do SLU, no Venâncio Shopping
23/08 – Palestra “Coleta Seletiva e Reciclagem no SLU”
· Horário: 10h
· Local: Auditório da sede do SLU, no Venâncio Shopping
27/08 – Palestra “Resíduos Sólidos no Japão, sob o olhar dos nossos servidores”
· Horário: 10h
· Local: Auditório da sede do SLU, no Venâncio Shopping
31/8 – Limpeza do Lago Veredinhas
· Horário: 10h
· Local: Lago Veredinhas, Setor Norte, AE 1N (Brazlândia)
História
O SLU foi criado em 1961 e, desde então, enfrentou diversos desafios, como o aumento da população, a expansão das áreas urbanas, a diversificação dos resíduos e a necessidade de preservar o meio ambiente. Com criatividade, a entidade se adaptou às mudanças e se modernizou, investindo em equipamentos, tecnologias, educação ambiental e reciclagem.
Uma das marcas históricas do SLU foi a coleta, em 2023, de 53 mil toneladas de resíduos da coleta seletiva, que abrange materiais como papel, plástico, metal e papelão. O número representa um aumento de 28% comparado com o total coletado em 2022 e também é bem superior aos anos anteriores.
Em 2022, a autarquia ampliou a coleta seletiva porta a porta e hoje já são 33 regiões administrativas alcançadas, representando mais de 90% da população urbana. A expansão do serviço beneficiou mais de 1,4 mil catadores e aumentou o aproveitamento do material reciclável.
*Com informações do SLU