Governador afirma que tenta negociar com estados e empresas americanas para conter impacto da medida
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (25) que o governo federal “não tem interlocução” com os Estados Unidos para tratar das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump contra produtos brasileiros.
Segundo ele, o Planalto nunca investiu em criar uma relação diplomática sólida com os norte-americanos. “Infelizmente, o governo federal não tem essa interlocução com os Estados Unidos, nunca fez força para ter”, disse em entrevista à Rádio Cruzeiro, de Sorocaba (SP).
Tarcísio declarou que ele próprio está tentando estabelecer contato direto com governos estaduais e empresas dos EUA, alegando que a medida prejudica ambos os lados. “Essa medida é ruim para todo mundo, para as empresas brasileiras e para as empresas norte-americanas”, disse.
Ele mencionou como exemplo o impacto sobre o setor de suco de laranja. “O estado de São Paulo produz 80% do suco de laranja do Brasil, e o Brasil fornece 80% do que é consumido no mundo. Não há substituto. Empresas como Coca-Cola e Pepsico serão diretamente afetadas”, argumentou.
O governador também criticou a política externa do presidente Lula (PT), especialmente a defesa de uma moeda própria dos Brics e a aproximação com China e Rússia. Segundo Tarcísio, essas atitudes podem ter motivado a retaliação dos EUA. “Provocaram os americanos enquanto puderam”, disse.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi anunciada por Trump em 9 de julho e deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.






