Tesouro Direto: após duas suspensões, juros de prefixados acentuam alta e chegam a 13,27%

Papéis atrelados à inflação entregavam remunerações reais de até 6,44%, caso do Tesouro IPCA+2045

Infomoney

Em razão do cenário político, a semana começa com grande oscilação. As negociações do Tesouro Direto foram suspensas duas vezes nesta segunda-feira (23). As suspensões aconteceram em função da forte volatilidade nos preços e nas taxas.

Na volta dos negócios, às 15h25, os juros apresentam alta. O maior retorno oferecido por prefixados era entregue pelo papel com vencimento em 2029, de 13,27%, abaixo dos 13,18% ao ano vistos no começo do dia e dos 13,15% da sessão anterior.

Papéis atrelados à inflação entregavam remunerações reais de até 6,44%, caso do Tesouro IPCA+2045. O percentual está abaixo dos 6,48% vistos no começo do dia e está em linha com os 6,43% registrados na sexta-feira.

A criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina – um dos temas que geraram mal-estar entre agentes financeiros no fim de semana após publicações a respeito na mídia internacional – voltou a preocupar os investidores nesta segunda.

Em visita à Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira, a implementação de uma moeda comum com o país vizinho e disse que os chefes dos respectivos Ministérios da Fazenda estão trabalhando para apresentar uma proposta. As declarações foram dadas ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, após encontro bilateral em Buenos Aires.

Respondendo a jornalistas, Lula sugeriu que se tentasse criar uma moeda comum entre países do Mercosul, de modo a reduzir a dependência do dólar em negócios regionais. Já ao ser questionado nesta manhã em Buenos Aires, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), buscou aclarar a confusão em torno do tema, dizendo que o debate envolve a criação de uma moeda virtual comum – e não uma moeda única, nos moldes do euro.

Haddad afirmou que a moeda busca “incrementar” o comércio entre os países e não levaria ao fim do real ou do peso argentino.

Atenção também para nova piora nas projeções para a inflação neste ano e em 2024, apresentadas hoje no Relatório Focus do Banco Central.

Veja também:


Parte da explicação está em declarações do presidente Lula questionando a independência do Banco Central feitas na semana passada e em rumores sobre mudanças em torno da meta de inflação, que afetam as expectativas de inflação deste ano e começam a “contaminar” 2024 e 2025, de acordo com Luciano Costa, economista-chefe e sócio da Monte Bravo Investimentos. “O mercado fica em torno dessa discussão e coloca prêmios na curva. Estamos vendo, nesses últimos dias, uma tendência de abertura [alta] dos juros”.

Ele lembra que o mercado está se preparando também para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) amanhã (24). “Deveremos ter um IPCA-15 com pressões. Houve o impacto de recomposição de preços para o final do ano, com vários reajustes”, afirma Luciano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para a compra no Tesouro Direto na tarde desta segunda-feira (23): 

 

Tesouro Direto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui